Os 10 arranha-céus mais ‘instagramados’ do mundo

Quando os primeiros arranha-céus começaram a ser construídos, poucos poderiam imaginar que essa tendência acabaria por transformar para sempre o horizonte urbano de inúmeras cidades.

Quando os primeiros arranha-céus começaram a ser construídos em Chicago e Nova Iorque no século XIX, poucos poderiam imaginar que essa tendência acabaria por transformar para sempre o horizonte urbano de inúmeras cidades. De facto, o sucesso é tal que muitos deles tornaram-se lugares imperdíveis, principalmente aqueles que têm miradouros no topo.

No dia 3 de setembro celebra-se o Dia Mundial dos Arranha-céus e, para comemorar esta data, a Musement, plataforma de reserva de atividades em destino, criou um ranking com os arranha-céus mais instagramados do mundo. Para realizar o estudo, foram considerados os 100 arranha-céus mais altos do planeta e analisado o número de menções no Instagram das duas hashtags mais populares de cada edifício. O resultado é uma lista com os 10 mais autênticos ícones arquitetónicos que farão as delícias dos entusiastas das alturas.

Burj Khalifa (Dubai). Com mais de seis milhões de menções no Instagram, o Burj Khalifa lidera esta lista. Além disso, graças aos 828 metros de altura, detém o recorde de edifício mais alto do mundo. Os visitantes podem subir em elevadores de alta velocidade aos observadores “At the Top”, situados nos pisos 124 e 125, ou ao “At the Top Sky”, no 148º andar. A vista incomparável do deserto e do Golfo Pérsico, a 555 metros acima do nível do mar, é surpreendente. Para finalizar a visita em grande estilo, nada melhor do que saborear um chá ou uma bebida no “The Lounge”, sala situada entre os pisos 152, 153 e 154.

Empire State Building (Nova Iorque). Com mais de quatro milhões de menções, este que é o símbolo da Big Apple foi o primeiro edifício a ter mais de 100 andares nos Estados Unidos. Não obstante, foi também o arranha-céu mais alto do mundo entre 1931 e 1972. Construído num tempo recorde de 410 dias, o Empire State Building atrai mais de quatro milhões de visitantes por ano. Aberto aos visitantes 365 dias por ano, os dois observatórios nos andares 86 e 102 possuem uma vista de 360º da cidade. Uma opção incrível para ver Nova Iorque de uma perspectiva diferente.

Taipei 101 (Taiwan). O design, na capital de Taiwan, faz lembrar um grande caule de bambu de vidro azul-esverdeado, símbolo da força eterna na cultura oriental. Este edifício inovador possui o maior amortecedor de vento e sistema anti-terremoto do mundo, composto por uma esfera de aço de 660 toneladas. Além do design elegante e tecnologia de ponta, o Taipei 101 – que tem mais de 816 mil menções nesta rede social – é famoso pelos miradouros internos e externos localizados nos andares 88, 89 e 91. Para quem desejar uma experiência ainda mais memorável, o arranha-céu conta com um restaurante de culinária taiwanesa no 86º andar, o lugar perfeito para admirar as vistas noturnas num ambiente glamoroso.

One World Trade Center (Nova Iorque). O One World Trade Center é o edifício mais alto do Hemisfério Ocidental. Faz parte do World Trade Center, o novo complexo construído após os trágicos atentados de 11 de setembro. A altura de 1.776 pés (547 metros) é uma referência ao ano em que a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi assinada. Os visitantes podem subir nos elevadores Skypod até ao deque de observação entre os andares 100 e 102 em apenas 47 segundos. Aí chegados, além de desfrutar das maravilhosas visitas, as exposições interativas permitem mergulhar na história do edifício e da cidade que o abriga. Tem 800 mil menções.

Willis Tower (Chicago). Localizada no coração de Chicago, após a conclusão em 1973, a Willis Tower manteve o título de edifício mais alto do mundo durante 25 anos. O enorme sucesso nas redes sociais – onde tem mais de 561 mil menções – deve-se em grande parte ao “Skydeck“, o miradouro do 103º andar, que atrai mais de 1,7 milhões de visitantes por ano. Por aqui também é possível visitar o “The Ledge”, uma varanda envidraçada com mais de 400 metros de altura que oferece uma perspectiva única da cidade. Num dia com céu limpo, é possível ver-se quatro estados diferentes: Michigan, Indiana, Illinois e Wisconsin.

Torres Petronas (Kuala Lumpur). As famosas torres gémeas são um dos símbolos mais conhecidos de Kuala Lumpur. O idealizador da obra, o arquiteto César Pelli, combinou em seu projeto temas tradicionais da arte islâmica com uma inovadora tecnologia. Ambas as torres são conectadas pela Skybridge, que possuí 58,4 metros de comprimento. A jóia da coroa é, sem dúvida, o mirante no 86º andar, onde é possível admirar a paisagem urbana da cidade a 370 metros de altura, além de conhecer a fundo a história das torres gémeas por meio das exposições e displays digitais disponíveis. Foi mencionada mais mais de 221 mil vezes no Instagram.

Lotte World Tower (Seul). A capital da Coreia do Sul abriga este arranha-céu que possui certificação LEED gold por ser um dos edifícios mais ambientalmente sustentáveis do mundo. A estética moderna é inspirada na porcelana e caligrafia coreana. No interior, alberga áreas para uso residencial, escritórios, um hotel sete estrelas, um aquário, e diversas outras instalações. Uma das atrações mais populares da Lotte World Tower é o “Seoul Sky”, que a 478 metros é o deque de observação com piso de vidro mais alto do mundo (até agora). Conta com mais de 110 mil menções.

Shanghai Tower (Xangai). Com 632 metros de altura, este edifício localizado no distrito de Pudong é considerado o mais alto da China. A fachada de vidro com desenho retorcido, gira progressivamente à medida que sobe, e é um sucesso nas redes sociais, onde conta com mais de 100 mil menções. Outro dos pontos fortes é, sem dúvida, o obsevatório “Top of Shanghai”, um miradouro espetacular localizado no 118º andar, com vistas únicas de 360 graus. Além disso, subir até o deque de observação num dos elevadores mais rápidos do mundo já é uma experiência por si só.

30 Hudson Yards (Nova Iorque). A popularidade deste edifício localizado no bairro Hudson Yards, a oeste de Midtown Manhattan, deve-se em grande parte ao “Edge“, o incrível miradouro inaugurado em março de 2020. É o maior terraço ao ar livre mais alto do hemisfério ocidental, suspenso a 335 metros de altura. A partir daqui os visitantes podem admirar algumas das atrações mais emblemáticas da Big Apple, incluindo o Central Park e a Estátua da Liberdade. Os mais corajosos vão adorar admirar a cidade abaixo deles caminhando na parte com fundo de vidro do deck de observação. Foi identificado mais de 74 mil vezes na rede social.

One Vanderbilt (Nova York). Embora tenha sido inaugurado em 2020, o One Vanderbilt já conquistou um lugar merecido no top 10. Com 427 metros de altura, é um dos mais novos arranha-céus do horizonte em constante mudança de Nova Iorque. O observatório localizado entre os andares 91 e 93 tornou-se uma das atrações mais populares da cidade. Além da incrível vista, a combinação de arte e tecnologia explica o sucesso. Quem não sofre de vertigens pode viver uma experiência única num dos cubos de vidro transparente localizados a 325 metros acima da Madison Avenue e desfrutar de uma emocionante aventura imersiva projetada por Kenzo Digital. Já conta com perto de 60 mil menções.

Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS