Padre de Vila Real afastado por suspeita de abusos sexuais a menores
Padre Manuel José Moura Machado, ordenado em Lisboa em 1985, é suspeito de ter abusado sexualmente de menores na década de 1990.
A Diocese de Vila Real afastou, nesta quarta-feira, o padre Manuel José Moura Machado, de 65 anos, por suspeita de abusos sexuais de menores, que terão ocorrido “há cerca de 30 anos” numa paróquia da Diocese de Lisboa. A denúncia chegou precisamente à Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, que, por sua vez, comunicou o caso ao bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo. O pároco exercia funções desde 2011 em Parada de Monteiros, Pensalvos e São Marinho de Bornes, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Os fiéis estão incrédulos com a notícia.
«Que Deus ampare os eventuais implicados»
Em comunicado, o bispo de Vila Real anunciou também uma investigação canónica. “O referido sacerdote já foi informado da denúncia e afastado de toda a atividade pastoral. “Em cumprimento das orientações em vigor, será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes”, afirma, pedindo a Deus que “ampare as possíveis vítimas e os eventuais implicados neste caso”.
LEIA AINDA
Espanca padre após o apanhar a assediar filho de 9 anos
Siga a Impala no Instagram