Em que países do mundo o TikTok é mais popular entre os adultos?

O mundo discute formas evitar que o TikTok partilhe, alegadamente, os dados dos utilizadores com o Partido Comunista Chinês, Meta, Google e outros gigantes tecnológicos continuam sem escrutínio.

Em que países do mundo o TikTok é mais popular entre os adultos?

Em 23 de março, o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, compareceu perante o Congresso norte-americano para responder às perguntas dos legisladores sobre as ligações da popular aplicação com a China e os riscos potenciais de os dados recolhidos serem fornecidos ao PCC (Partido Comunista Chinês). Enquanto alguns observadores classificaram a audiência como pouco mais do que representantes individuais expondo queixas pessoais contra o TikTok, o impacto e a importância da aplicação dificilmente podem ser subestimados.

O relatório do DataReportal demonstra que os EUA tiveram o maior público adulto de anúncios de todos os países analisados, com a publicidade a atingir cerca de 113 milhões de utilizadores com 18 anos ou mais no final de 2022. Analisando os números de anúncios por público por região, o sudeste da Ásia lidera, com 272 milhões de utilizadores, 200 milhões dos quais alcançados apenas na Indonésia, Vietname e Filipinas. A Ásia lidera estes números, o que fornece uma perspetiva do impacto da aplicação naquela região do mapa-mundo. Os números não representam todas as contas, pois o TikTok pode ser usado por qualquer pessoa com mais de 13 anos e o público de anúncios com 18 anos ou mais pode ser menor do que o número total de adultos naquela rede social.

Curiosamente, muitas das maiores economias do mundo não estão incluídas no top 8, embora as ausências de China e Índia ,em particular, sejam facilmente explicadas. A China tem uma versão doméstica da aplicação – a Douyin –, o que significa que os residentes chineses têm menos probabilidade de instalar a variante internacional do TikTok. A Índia, entretanto, proibiu uma série de aplicações chinesas no verão de 2020, incluindo o TikTok, para conter a suposta influência da República Popular da China em face às crescentes tensões geopolíticas.

Quando se trata da opinião de alguns legisladores europeus e norte-americanos, a Índia não será o único país com uma proibição total da aplicação chinesa no futuro. Os EUA já proibiram o uso em dispositivos de trabalho em alguns estados e para muitos funcionários do governo federal, ameaçando uma proibição total se o TikTok não for separado da empresa-mãe – ByteDance – e reformulado com provedor de redes sociais com sede nos próprios EUA.

Grandes empresas de tecnologia como a Meta ou a Alphabet operam com o mesmo modelo de negócios do muito difamado TikTok, armazenando grandes quantidades de dados confidenciais do utilizador, usando-os quase instantaneamente para publicidade e outros fins. Trata-se de uma das principais razões para os críticos do TikTok estarem sob maior escrutínio junto dos legisladores que rotulam os procedimentos recentes como “latentemente sinofóbicos e um dos muitos sintomas de uma nova Guerra Fria”.

Infographic: Where TikTok Is the Most Popular With Adults | Statista

Statista

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