Passageiros escapam com vida a queda de avião da Delta Airlines em Toronto

A queda de avião em Toronto, no Canadá, é considerada pela imprensa local como “milagrosa”. Todos os 80 passageiros e tripulantes sobreviveram.

A queda de avião, em Toronto, no Canadá, é considerada pela imprensa local como “milagrosa”. Todos os 80 passageiros e tripulantes de um voo da Delta Airlines que caiu e capotou no Aeroporto Pearson sobreviveram. Dois adultos e uma criança sofreram “ferimentos graves quando o voo de Minneapolis capotou ao tentar pousar em condições de nevão” nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.

Dezoito passageiros foram levados para o hospital para tratamento. Deborah Flint, responsável pelo aeroporto, elogiou o trabalho dos socorristas. “Estamos muito gratos por não haver perda de vidas.” As autoridades canadianas realizaram duas breves conferências de Imprensa, mas não forneceram detalhes sobre o acidente. Imagens recolhidas no local mostram os passageiros a serem retirados do avião capotado e a serem levados para a pista gelada do aeroporto.

“Caímos no chão, ficámos de lado e depois de cabeça para baixo”

O avião parece estar sem uma das asas e o um passageiro contou à CNN que não houve qualquer indicação de algo incomum antes do acidentado pouso. “Caímos no chão, ficámos de lado e depois de cabeça para baixo”, descreveu. “Consegui soltar-me e sair do avião a cambalear. Algumas pessoas ficaram penduradas e precisaram de ajuda para sair. Muitas conseguiram sair sozinhas.”

Passageiros escapam com vida a queda de avião da Delta Airlines em Toronto
[Reprodução X]
Na segunda-feira, Pearson enfrentava rajadas de 60 km/h e queda acentuada de neve , de acordo com o Serviço Meteorológico do Canadá. A temperatura era de cerca de 8,6 graus negativos. O voo da Delta foi autorizado a aterrar por volta das 14h10. Gravações de áudio revelam que a torre de controlo alertou os pilotos sobre possível “impacto” no fluxo de ar na aproximação.

John Cox, CEO da empresa de consultoria em segurança da aviação Safety Operating Systems em St Petersburg, na Florida, sugere ter-se tratado de “um controlador de tráfego aéreo a tentar ser útil, explicando que o vento tornaria a viagem turbulenta na descida”. Cox, com experiência de voo na US Air ao longo de 25 anos e trabalhou em investigações do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, afirmou que a aeronave CRJ-900 é comprovada, estando há décadas em serviço e que é eficaz em condições climatéricas adversas – acrescentando, todavia, que “é incomum um avião cair de cabeça para baixo”. “Vimos alguns casos de decolagens em que os aviões acabaram invertidos, mas é muito raro.”

Queda da avião investigada

Entre as questões a investigar, acrescentou, está o motivo pelo qual o avião não tinha a asa direita. “Se faltar uma asa, como é afirmado, um avião tem de facto tendência para capotar. Estas serão as questões centrais sobre o que aconteceu com a asa e as caixas negras, que acabarão por ser encontradas e analisadas pelo  Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá.”

Passageiros escapam com vida a queda de avião da Delta Airlines em Toronto
[reprodução FlightRadar]
A Administração Federal de Aviação dos EUA disse em comunicado que o Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá lideraria a investigação e que forneceria atualizações. O NTSB, nos EUA, afirmou estar a liderar uma equipa para auxiliar na investigação canadiana. O CEO da Delta, Ed Bastian manifestou que “os corações de toda a família Delta estão com os afetados pelo incidente no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto”.

“Estamos a trabalhar para confirmar os detalhes e partilharemos as informações mais atualizadas – que podem ser consultadas no news.delta.com assim que estiverem disponíveis. Gostaria de expressar os meus agradecimentos aos muitos membros da equipa Delta e Endeavor e aos primeiros socorristas no local”, disse.

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