Passageiros escapam com vida a queda de avião da Delta Airlines em Toronto
A queda de avião em Toronto, no Canadá, é considerada pela imprensa local como “milagrosa”. Todos os 80 passageiros e tripulantes sobreviveram.
A queda de avião, em Toronto, no Canadá, é considerada pela imprensa local como “milagrosa”. Todos os 80 passageiros e tripulantes de um voo da Delta Airlines que caiu e capotou no Aeroporto Pearson sobreviveram. Dois adultos e uma criança sofreram “ferimentos graves quando o voo de Minneapolis capotou ao tentar pousar em condições de nevão” nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.
Dezoito passageiros foram levados para o hospital para tratamento. Deborah Flint, responsável pelo aeroporto, elogiou o trabalho dos socorristas. “Estamos muito gratos por não haver perda de vidas.” As autoridades canadianas realizaram duas breves conferências de Imprensa, mas não forneceram detalhes sobre o acidente. Imagens recolhidas no local mostram os passageiros a serem retirados do avião capotado e a serem levados para a pista gelada do aeroporto.
“Caímos no chão, ficámos de lado e depois de cabeça para baixo”
View this post on Instagram
O avião parece estar sem uma das asas e o um passageiro contou à CNN que não houve qualquer indicação de algo incomum antes do acidentado pouso. “Caímos no chão, ficámos de lado e depois de cabeça para baixo”, descreveu. “Consegui soltar-me e sair do avião a cambalear. Algumas pessoas ficaram penduradas e precisaram de ajuda para sair. Muitas conseguiram sair sozinhas.”
John Cox, CEO da empresa de consultoria em segurança da aviação Safety Operating Systems em St Petersburg, na Florida, sugere ter-se tratado de “um controlador de tráfego aéreo a tentar ser útil, explicando que o vento tornaria a viagem turbulenta na descida”. Cox, com experiência de voo na US Air ao longo de 25 anos e trabalhou em investigações do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, afirmou que a aeronave CRJ-900 é comprovada, estando há décadas em serviço e que é eficaz em condições climatéricas adversas – acrescentando, todavia, que “é incomum um avião cair de cabeça para baixo”. “Vimos alguns casos de decolagens em que os aviões acabaram invertidos, mas é muito raro.”
Queda da avião investigada
Entre as questões a investigar, acrescentou, está o motivo pelo qual o avião não tinha a asa direita. “Se faltar uma asa, como é afirmado, um avião tem de facto tendência para capotar. Estas serão as questões centrais sobre o que aconteceu com a asa e as caixas negras, que acabarão por ser encontradas e analisadas pelo Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá.”
“Estamos a trabalhar para confirmar os detalhes e partilharemos as informações mais atualizadas – que podem ser consultadas no news.delta.com assim que estiverem disponíveis. Gostaria de expressar os meus agradecimentos aos muitos membros da equipa Delta e Endeavor e aos primeiros socorristas no local”, disse.
Siga a Impala no Instagram