Pelo menos 31 mortos em ataque israelita a escola na Faixa de Gaza

Um ataque israelita a norte da Faixa de Gaza matou pelo menos 31 pessoas numa escola que albergava pessoas deslocadas pela guerra, anunciaram hoje as equipas de resgate da Proteção Civil local.

Pelo menos 31 mortos em ataque israelita a escola na Faixa de Gaza

O ataque teve como alvo a escola Dar al-Arqam, no bairro de Al-Tuffah, a nordeste da cidade de Gaza, e provocou ainda mais de uma centena de feridos, disse à AFP um porta-voz da Proteção Civil, Mahmoud Bassal.

Um relatório anterior dava conta de 25 mortos.

O exército israelita já tinha alegado ter realizado um ataque aéreo contra “um posto de comando do Hamas” no setor da cidade de Gaza.

“O posto de comando e controlo foi utilizado por terroristas para planear e realizar ataques contra civis e militares israelitas”, afirmou o exército.

Questionado pela AFP, o exército não confirmou se foi este o ataque que atingiu a escola.

O Hamas já condenou o ataque, acusando o Governo israelita de continuar “a atingir civis inocentes no âmbito do genocídio em curso na Faixa de Gaza”.

Em 18 de março, Israel quebrou dois meses de tréguas como o movimento islamita palestiniano na Faixa de Gaza, onde o exército retomou os bombardeamentos aéreos e a ofensiva terrestre para forçar o Hamas a libertar os últimos reféns israelitas que mantém.

De acordo com o ministério da Saúde do governo do Hamas, cujos números são considerados credíveis pela ONU, já morreram 1.163 pessoas em Gaza desde o fim da trégua.

No total, segundo a mesma fonte, 50.523 pessoas, a maioria civis, foram mortas desde o início da guerra desencadeada pelo ataque do Hamas, no sul de Israel, em 07 de outubro de 2023.

 

SYL // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS