Timelapse mostra as consequências da ação Humana no Planeta nas últimas 4 décadas

Timelapse da Google Earth mostra como o Planeta Terra foi alterado pela ação humana nas últimas 4 décadas. Aquecimento Global e destruição da Natureza deixam o Planeta em ‘sofrimento’.

Timelapse mostra as consequências da ação Humana no Planeta nas últimas 4 décadas

Lançada há mais de 20 anos, a Google Earth acaba de disponibilizar a mais recente atualização, que nos permite observar as alterações no Planeta Terra ao longo dos últimos 37 anos. O Timelapse – aceleração do tempo – revela as drásticas alterações ocorridas na nossa ‘casa’, graças à mão Humana.

Google Earth mostra o ‘sofrimento’ do Planeta Terra

A Google Earth cobre atualmente cerca de 98% do nosso planeta e o recurso timelapse agora adicionado possibilita-nos viajar na história recente da Terra, ao longo dos últimos 37 anos. A viagem, pelo espaço e pelo tempo, é possível graças às mais de 24 milhões de fotos obtidas ao longo de décadas por muitos dos satélites que fomos lançando para a nossa órbita.

Foram necessárias mais dois milhões de horas de processamento em milhares de supercomputadores instalados na Google Cloud para oferecer ao utilizador a experiência resultante de um mosaico de 4,4 terapixels obtido das mais de 24 milhões de imagens obtidas.

Segundo a Google, a compilação de fotos deu origem ao maior vídeo do Planeta e pode ser acedido por qualquer pessoa em qualquer lugar do Mundo, desde que tenha acesso a Internet e ao site da Google Earth.

As melhores imagens

Além das fotografias que testemunham os últimos 37 anos Planeta Terra, o gigante tecnológico disponibilizou igualmente mais de 800 vídeos em 2D e em 3D em timelapse – lapso do tempo. O objetivo é encorajar-nos – público, investigadores e os próprios Governos sobre o triste caminho que teimamos em prosseguir.

Se o utilizador adicionar a ferramenta de timelapse no navegador web verificará – em 5 dos pontos – como a Amazónia, o dito pulmão da Terra, se alterou de forma drástica – fruto da desflorestação e da exploração de recursos naturais –, alterando inclusive, os fluxos dos rios. O projeto reveste-se, por isso, relevância internacional, que visa levar aos públicos informações históricas e de preservação.

De acordo com a Google, “o Timelapse permite avaliar a saúde e o bem-estar da nossa casa”. “É uma ferramenta que pode educar e inspirar ações. A evidência visual vai direta ao cerne do debate de uma forma que as palavras não alcançam.”

Impala Instagram


RELACIONADOS