Polícia brasileira mata assassino violador que estava em fuga há 20 dias
Lázaro Barbosa, um serial killer extremamente violento, foi abatido na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, na região de Cocalzinho, município do estado brasileiro de Goiás.
Lázaro Barbosa, um serial killer extremamente violento, foi abatido na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, na região de Cocalzinho, município do estado brasileiro de Goiás. De acordo com o governador de Goiás – que não confirmou a morte – Ronaldo Caiado, o “Matador de Góias” conseguiu escapar durante tanto tempo das autoridades porque recebia ajuda de outras pessoas. De acordo com o Portal UOL, que cita fontes policias, a verdade é que Lázaro não sobreviveu aos ferimentos de bala infligidos durante a captura.
Considerado um “psicopata imprevisível”, o homem de 32 anos escapou diversas vezes de um cerco que envolveu perto de 300 agentes da polícia e estendeu-se por toda a zona rural de Àguas Lindas de Goiás, a menos de 100 quilómetros de Brasília, e onde se concentraram as buscas. Na rede social Twitter, o governador Ronaldo Caiado divulgou um vídeo confirmando a prisão do suspeito e uma mensagem na qual frisou que “era questão de tempo até que a polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa”. “Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, escreveu.
O suspeito é acusado de matar quatro pessoas na região de fronteira entre Brasília e Goiás numa extensa área rural onde terá violado uma mulher, invadido fazendas e até entrou em confronto com alguns polícias.
Extenso cadastro criminal
A identidade do suspeito foi confirmada por várias testemunhas e imagens de vídeo captadas por câmaras de segurança instaladas em algumas fazendas registaram o momento em que o homem atacou uma pessoa num dos assaltos. A polícia montou postos de controlo nas estradas, entrou em florestas e patrulhou a região com dois helicópteros, mas só encontrou o suspeito uma vez e não conseguiu capturá-lo, após um tiroteio em que dois polícias ficaram feridos.
Barbosa tem um extenso cadastro criminal, que remonta a 2007, quando aos 15 anos foi preso no interior da Baía por dois assassínios. Na altura, fugiu para Brasília, onde foi preso em 2009 e condenado por três assaltos à mão armada e duas violações. O suspeito fugiu da prisão cinco anos depois, foi preso novamente em 2018 por dois homicídios e uma violação, mas escapou outra vez e reapareceu em abril passado, quando sequestrou e abusou sexualmente de uma mulher num bairro da periferia de Brasília.
A 9 de junho aconteceu o crime mais violento: invadiu uma casa numa zona rural e matou um homem de 48 anos e os dois filhos, de 15 e 21 anos. Depois, fugiu e levou consigo a mãe dos jovens, de 43 anos, que acabou por violar, matar e mutilar parcialmente. Lázaro já matou pelo menos mais uma pessoa: um homem que tentou evitar que o serial killer invadisse a sua propriedade. Antes disso, o fugitivo já era acusado de ter assassinado dois amigos no estado da Bahia devido a uma namorada que o rejeitou, outras duas pessoas em Brasília durante um assalto, e de ter violado sexualmente inúmeras mulheres, uma delas grávida. Foi preso três vezes desde 2008, mas rapidamente conseguiu fugir de todos os estabelecimentos prisionais.
URGENTE: Lázaro Barbosa chegou ao hospital gravemente ferido e não resistiu aos ferimentos. O criminoso está morto. Ele teria reagido a prisão, e baleado. pic.twitter.com/0pcNYTu3lE
— Renato Souza (@reporterenato) June 28, 2021
Siga a Impala no Instagram