Polícia interceta homem que circulava em trotineta que atinge 99 km/hora
As autoridades de Vigo, em Espanha, apanharam um homem que circulava numa trotineta capaz de alcançar uma velocidade quatro vezes superior àquela que é permitida por lei.
No último fim de semana, as autoridades de Vigo, em Espanha, apanharam um homem que circulava numa trotineta capaz de alcançar uma velocidade quatro vezes superior àquela que é permitida por lei. O infrator terá motor modificado, segundo apurou o jornal Faro de Vigo com 3200 watts de potência e capaz de atingir os 99 km/h hora de velocidade máxima, quatro vezes o limite permitido em Espanha, que é de 25 km/h. Foi multado em 500 euros.
LEIA DEPOIS
Pai emagrece para poder doar parte do fígado e salvar a vida do filho
Algumas normas em Portugal
Por se tratar de um meio de transporte com vantagens ambientais, as trotinetas conquistam cada vez mais adeptos, mas tornam-se uma dor de cabeça para muitos transeuntes. À falta de ciclovias, podem andar nas estradas, pela direita, sendo que o utilizador deve ter mais de 18 anos, seguir o código da estrada e não exceder os 20km/hora. Já a circulação nos passeios é proibida. A EMEL recomenda o uso de acessórios de segurança (capacete, por exemplo) para proteção individual durante a utilização de bicicletas e trotinetes, cabendo aos utilizadores optar pelo mesmo. No entanto, são muitos os que fazem ouvidos moucos.
Em 2019, a A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu que houvesse mais regulamentação e fiscalização à atividade de aluguer de trotinetas em Lisboa, depois de ter detetado falhas que, em alguns casos, desresponsabilizam operadores em detrimento dos utilizadores. A DECO defendeu que “há mais a fazer” e que “é fundamental criar regulamentação local, como o Porto já propôs, com regras de partilha do espaço público” na capital.
Também o ano passado, segundo o e-konomista, a PSP fiscalizou um total de 1472 bicicletas e trotinetes durante a operação Minímo Risco. Dos velocípedes inspecionados, 621 eram bicicletas com motor, 647 eram bicicletas sem motor, 143 eram trotinetes com motor e 61 eram trotinetes sem motor. Desta operação, foram levantados 528 atos de contraordenação e registadas 618 infrações. Mais. levou à detenção de 12 pessoas.
E desde julho que o mau estacionamento das trotinetas e ‘segways’ na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, dá multas que vão dos 60 aos 300 euros.
LEIA MAIS
Detidos no aeroporto de Lisboa dois estrangeiros que traficavam cocaína
Coronavírus | Portugueses serão avaliados à chegada para determinar eventuais medidas
Siga a Impala no Instagram