Por que choram os cães ao reencontrarem os donos?

Os donos de cães sabem que são invariavelmente recebidos em casa após um longo dia de trabalho sempre da mesma e calorosa forma: choro e lambidelas. Cientistas japoneses explicam por que choram os nossos melhores amigos quando chegamos a casa.

Por que choram os cães ao reencontrarem os donos?

O estudo revela que os cães produzem lágrimas neste momento de reencontro com os donos. As lágrimas estarão relacionadas aos níveis de oxitocina, hormona do amor que os animais também têm, tal como os seres humanos. “É o primeiro relatório científico que demonstra que a emoção positiva estimula a secreção lacrimal num animal não-humano”, informa a equipa de cientistas. Mas há mais.

Para ler depois
Robô mais pequeno do mundo pode eliminar tumores e desentupir artérias
Tem apenas meio milímetro de largura, formato de caranguejo e pode auxiliar os médicos em cirurgias delicadas como a remoção de tumores e o desimpedimento de artérias entupidas (… continue a ler aqui)

Outro artigo publicado na revista Current Biology mostra que quando o olhar dos cães para connosco provoca-se também a libertação de oxitocina, que nos induz a necessidade de tratar deles. Agora, cientistas japoneses descobriram que as lágrimas drestes animais de estimação podem ter um efeito semelhante. “Tenho dois poodles e tive uma fémea grávida há seis anos”, conta ao The Guardian Takefumi Kikusui, coautor do estudo na Universidade Azabu.

Ao reparar que o focinho da cadela tinha traços mais ternos do que de costume, quando amamentava as crias, Kikusui notou lágrimas nos olhos da cadela. “Isto deu-me a ideia de que a oxitocina poderia estar a ser responsável pelas lágrimas”, disse. “Observámos anteriormente que a oxitocina é libertada tanto por estes nossos amigos de quatro patas quanto por donos, quando interagem. Por isso, fizemos uma experiência.”

O estudo sobre o choro dos cães

O estudo foi realizado com mais de 20 cães. No primeiro momento, foi observado que produziram um volume significativamente maior de lágrimas quando se reuniram com os donos do que quando vagueavam sozinhos pela casa. O aumento, contudo, não foi registado quando 20 cães foram reunidos de forma semelhante com um outro humano familiar que não o próprio dono.

Outra parte do estudo apresentou a 74 participantes 10 fotos de cinco cães, retratando cada animal com ou sem olhos húmidos, e pediu que classificassem numa escala de cinco pontos o quanto queriam evitar ou cuidar do animal. Kikusui disse que os resultados revelam que os cães com lágrimas nos olhos conquistaram 10 a 15% mais pessoas que se prontificavam a querer tomar deles. Isto, de acordo com os autores do estudo científico, sugere que os olhos caninos lacrimejantes desencadeiam emoções em humanos.

Embora a equipa tenha descoberto que os cães apresentam um aumento de lágrimas durante os reencontros com os donos, algumas perguntas permanecem. “Ainda não sabemos se os cães mostram um aumento de lágrimas durante uma reunião entre cães. Também não sabemos como usam as lágrimas para se comunicarem”, disse. “Falta-nos esclarecer a função social das lágrimas de cão”, considerou.

Impala Instagram


RELACIONADOS