Portugal vai acolher jovens marroquinos que desembarcaram no Algarve

Rapazes foram intercetados «escondidos nas dunas» da praia de Monte Gordo

Portugal vai acolher jovens marroquinos que desembarcaram no Algarve

Os jovens marroquinos – com idades entre os 16 e os 26 anos – que desembarcaram na praia de Monte Gordo, no Algarve, vão ser acolhidos por Portugal. «Ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado noutros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo, Portugal vai acolher os oito jovens que, esta quarta-feira, desembarcaram numa praia do Algarve, depois de estes terem requerido esta madrugada esse estatuto de proteção», lê-se numa nota enviada esta manhã às redações, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

LEIA DEPOIS
Saiba por que nunca deve deixar o cabelo secar ao ar

O grupo de oito jovens, que pernoitou em Vila Real de Santo António, «será hoje transferido para Lisboa, para o Centro Português para o Refugiado».

«À semelhança de outros que chegaram a Portugal, ser-lhes-á assegurado e registado o seu pedido, e ser-lhes-á providenciada documentação que comprova o período de análise, para que, durante esse tempo, lhes possa ser garantida assistência médica, educação, alojamento e meios de subsistência», lê-se ainda.

Jovens diziam ter fome

Os rapazes  foram intercetados «escondidos nas dunas» da praia de Monte Gordo, após um alerta de populares, e não aparentavam necessitar de cuidado especiais. Jovens diziam apenas que tinham fome, indicou fonte da capitania da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, na quarta-feira, 11 de dezembro.

Os migrantes alegam que provêm da cidade de El Jadida, em Marrocos, e que estiveram durante cinco dias no mar até desembarcarem naquela praia do distrito de Faro.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 12 de dezembro

 

Impala Instagram


RELACIONADOS