Prédio ecológico que filtra poluição será inaugurado em Taiwan [fotos]
O prédio ecológico que filtra a poluição tem forma de espiral e receberá 23 mil árvores. As propriedades da construção permitem a absorção de partículas nocivas do ar.
O ousado projeto da construção de um prédio ecológico, que deverá ser inaugurado ainda em 2021, em Taipé, a capital de Taiwan, é do arquiteto belga Vincent Callebaut e recebeu o nome de Tao Zhu Yin Yuan.
A instalação tem jardins suspensos e inclusive cascatas, capazes de retirar do ar até 130 toneladas de dióxido de carbono a cada ano. A obra-prima ecológica é um arranha-céus verde, com a intenção de estar próximo da emissão zero de carbono.
Prédio ecológico exemplo de união e sustentabilidade
A equipa de engenheiros, arquitetos, designers de interiores e paisagistas que trabalharam na construção, desde 2016, pensaram em unir – e não separar as torres – para proporcionar exposição a luz solar, vento e outras características.
Foram desenvolvidos sistemas bioclimáticos para melhorar a eficiência energética e, além disso, o prédio é energeticamente auto suficiente.
A iluminação foi garantida pela forma helicoidal – em forma de hélice – que também a torna anti-sísmica, ou seja, anti-terremotos. O prédio tem ainda painéis fotovoltaicos que alimentam os elevadores e a ventilação de todo complexo.
Anti-aquecimento global
Como a sustentabilidade das cidades tende a tornar-se cada vez mais necessária para reduzir a poluição e o aquecimento global, a torre Tao Zhu Yin Yuan representa o futuro do planeamento urbano.
“O projeto tem em conta as mudanças climáticas e o aquecimento global. É inspirado na filosofia de Fan Li, que vê o mundo como comunidade: Qualquer mudança que traga benefícios, portanto, não se limita ao local onde ocorre, mas diz respeito a todo o mundo”, garante o arquiteto, Callebaut.
LEIA AGORA
Burlão fazia passar-se por familiar de António Costa
Burlão que fazia passar-se por familiar de António Costa arquitetou esquema para conseguir emprego em empresas públicas e privadas e na Câmara Municipal de Matosinhos. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram