Primeiro advogado robô do mundo vai defender cliente em tribunal
É já em fevereiro que será feita história em tribunal. Um robô vai aconselhar um cliente através de auscultadores.
Um advogado de Inteligência Artificial (IA) está prestes a fazer história ao tornar-se o primeiro robô a defender um caso em tribunal. O robô vai dar indicações ao arguido sobre a melhor forma de defender o caso relativo a uma multa por excesso de velocidade. Criado pela startup DoNotPay, o ‘chatbot’ estará num telemóvel e vai ajudá-lo através de auscultadores. O arguido concordou em dizer apenas o que a IA lhe disser. Este é o primeiro grande teste da DoNotPay que até já se comprometeu a pagar as custas em caso de derrota, escreve a IFLScience.
Tecnologia usada em 3 milhões de casos
Apesar de, por norma, telemóveis e auscultadores não serem permitidos nas salas de audiências, de acordo com o fundador da empresa, Joshua Browder, a audiência terá lugar num local que considera os auscultadores um “aparelho auditivo“, permitindo assim a IA. A DoNotPay foi lançada em 2015 e tem o objetivo de ajudar os consumidores a não pagarem multas e comissões. A tecnologia já foi usada para ajudar um cliente a não ter de pagar uma comissão bancária de 15 euros. De acordo com a New Scientist, os serviços da startup já foram usados em três milhões de casos nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Foto: Shutterstock
Para ler depois
Robô mais pequeno do mundo pode eliminar tumores e desentupir artérias
Tem apenas meio milímetro de largura, formato de caranguejo e pode auxiliar os médicos em cirurgias delicadas como a remoção de tumores e o desimpedimento de artérias entupidas. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram