Primeiros caças Mirage entregues pela França aos ucranianos
Os primeiros caças Mirage 2000-5 foram entregues pela França à Ucrânia para ajudar a defender o espaço aéreo ucraniano contra a Rússia, anunciou hoje o ministro das Forças Armadas francesas, Sébastien Lecornu.
![Primeiros caças Mirage entregues pela França aos ucranianos](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/1475872/39131261-9999x9999-lt.jpg)
“Hoje, depois de vários meses dedicados ao treino de pilotos ucranianos em França, os primeiros aviões chegaram à Ucrânia”, afirmou o ministro francês na rede social X, sem especificar o número de aeronaves em causa.
“Com pilotos ucranianos a bordo, estes vão agora participar na defesa dos céus da Ucrânia”, acrescentou Lecornu.
Das 26 aeronaves Mirage 2000-5 na posse da Força Aérea francesa, seis seriam entregues à Ucrânia, de acordo com um relatório orçamental da Assembleia Nacional francesa publicado no outono.
O número de caças enviados para a Ucrânia não foi desmentido nem confirmado pelo Ministério das Forças Armadas de França, que afirmou manter a quantidade de aeronaves em sigilo por questões de segurança.
O envio de caças Mirage 2000-5, especializados no combate aéreo, foi anunciado em junho de 2024 pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.
Desde então, pilotos e mecânicos ucranianos receberam treino neste tipo de avião e os aparelhos também foram modificados. Isto incluiu a adição de equipamento de “combate ar-terra” para realizar operações de ataque aéreo e “defesa anti-guerra eletrónica” para resistir ao poderoso sistema de bloqueio russo, explicou Sébastien Lecornu em outubro.
Os aviões estavam na base aérea de Cazaux (sudoeste), enquanto os pilotos e mecânicos receberam treino na base de Nancy, no leste de França.
A Ucrânia, que é alvo de bombardeamentos incessantes, visando principalmente as suas infraestruturas energéticas, tem pedido mais recursos de defesa aérea e aeronaves de combate.
Vários países com caças norte-americanos F-16 já os forneceram a Kiev. A Noruega, nomeadamente, já entregou o primeiro lote de F-16 dos seis que prometeu a Kiev.
CSR // MDR
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram