PSP abre inquérito a detenção com “uso de força” por agentes em Lisboa
A PSP anunciou hoje a abertura de um processo de inquérito a uma ocorrência envolvendo dois polícias que “recorreram ao uso da força” na detenção de um cidadão, no sábado, no Bairro Alto, em Lisboa.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa refere que uma patrulha foi informada no sábado, pelas 19:40, de que se encontrava na Travessa da Boa Hora um homem com um “comportamento agressivo” para com os cidadãos que por lá passavam, “ameaçando-os e causando-lhes receio”. De acordo com a nota, os agentes deslocaram-se ao local e abordaram o suspeito, “tendo este uma atitude agressiva para os polícias e negando identificar-se”.
Acusação classifica futebolista francês Benjamin Mendy como “predador sexual”
O futebolista internacional francês Benjamin Mendy, que está a ser julgado por alegadas violações, foi hoje classificado em tribunal, pela acusação, como “um predador sexual” que abusou de “vítimas vulneráveis, aterrorizadas e isoladas” (… continue a ler aqui)
Tendo em conta que os agentes esgotaram “todos os pressupostos legais” para identificar o homem, este foi informado de que iria ser conduzido à esquadra, altura em que o suspeito, de acordo com a PSP, terá ficado “mais agressivo”, negando acompanhar os polícias. O homem, acrescenta a força de segurança, terá tentado escapar e impedir a ação policial “utilizando ferros com intenção de os agredir”. “Os polícias recorreram ao uso da força, incluindo através de bastão policial e, já manietado, conduziram o suspeito à esquadra, onde foi identificado, tendo saído daquela subunidade pelas 22:00”, pode ler-se na nota.
Agentes esgotaram “todos os pressupostos legais” para identificar o homem
“Para o esclarecimento cabal do ocorrido vai ser instaurado um processo de inquérito”, termina a nota da PSP, que indica que a ocorrência foi gravada num vídeo que circula nas redes sociais. No vídeo, que foi inicialmente reproduzido na rede social Twitter, pode ver-se um homem no chão a ser manietado por dois agentes que usam o cassetete para o imobilizar e deter. Um deles chega a colocar o joelho no pescoço do homem.
É assim que a polícia age nas ruas em Portugal. Enquanto isso, Carlos Moedas (@Moedas), presidente da Câmara de Lisboa (prefeito), diz que “as pessoas não estão vendo as polícias nas ruas”. Depende de quais pessoas, não é mesmo? #racismo #xenofobia #acab pic.twitter.com/4W3dfRCNpH
— Hedflow (@Hedflow) August 14, 2022
Siga a Impala no Instagram