Reaberto troço da linha Verde do Metro de Lisboa mas totalidade só no sábado

A circulação na linha Verde do Metropolitano de Lisboa foi reaberta no troço entre a Alameda e o Cais do Sodré, depois de problemas de sinalização, mas só deverá ser retomada totalmente no sábado, disse hoje fonte da empresa.

Reaberto troço da linha Verde do Metro de Lisboa mas totalidade só no sábado

A linha Verde do Metro esteve encerrada durante a manhã de hoje devido a um problema de sinalização, tendo o troço entre a estação de Alameda e a do Cais do Sodré sido aberto à exploração às 13:07.

Continua interrompida a exploração do troço entre as estações de Telheiras e Alameda.

“Prevê-se que a circulação neste troço seja retomada amanhã [sábado] aquando do início da exploração, pelas 06:30, passando então a funcionar a totalidade da linha”, disse à Lusa a porta-voz da empresa, Helena Taborda, sublinhando que estão a ser realizados trabalhos para repor a normalidade, que deverão prolongar-se durante a noite e a madrugada de sábado.

A circulação de comboios nas linhas Amarela e Verde estava interrompida desde as 07:48 de hoje devido a uma avaria no sistema de sinalização, que obrigou à saída dos passageiros pela via na estação de Alvalade, não se verificando quaisquer danos pessoais, explicou o Metropolitano de Lisboa.

A linha Amarela (Rato-Odivelas) reabriu às 10:02 na sua totalidade, indicou a porta-voz.

Helena Taborda explicou que a avaria no sistema de sinalização motivou “um comportamento anormal numa agulha”, o que gerou “um comportamento anormal” num comboio, que foi bloqueado pelo sistema de segurança e fez “uma travagem brusca”.

“Após uma primeira avaliação efetuada no local pelas equipas de piquete do Metropolitano de Lisboa, constatou-se um descarrilamento a baixa velocidade de uma carruagem de comboio junto à entrada da Estação Alvalade”, referiu a empresa numa informação enviada à imprensa pelas 12:30.

Na sequência da paragem do comboio, que aconteceu a dois metros da estação de Alvalade, os cerca de 500 passageiros que transportava tiveram de ser retirados pela galeria.

Para essa operação decorrer em segurança, teve de se cortar a energia elétrica, que também fornece a linha Amarela.

Toda a operação decorreu no estrito cumprimento das regras de segurança, acrescentou.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

RCS (MCL/DD) // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS