Recém-nascido abandonado num lago comido por lagartos gigantes

Recém-nascido descoberto por grupo de crianças que brincavam na margem do lago em Nakhon Si Thammarat, no sul da Tailândia, esta segunda-feira de manhã.

Nong Ake, de dez anos, relatou a descoberta a um guarda de segurança. Disse à polícia que cheirava a algo estranho e que depois reparou num saco preto junto à margem. Nong contou que o recém-nascido estava morto e que os órgãos internos do bebé tinham sido arrancados. A polícia chegou ao local e descobriu que o bebé estaria morto há pelo menos dois dias. Pelas características deixadas no corpo meio comido da criança, as autoridades tailandesas acreditam tratar-se de um ataque de lagartos-monitores, que vivem no lago e que normalmente comem peixe e restos de comida.

LEIA DEPOIS

ADN recolhido do corpo do recém-nascido servirá para identificar os pais

A polícia investiga agora se o recém-nascido foi abandonado ainda vivo e comido pelos lagartos ou se foi deixado no local já sem vida. O major-coronel da polícia Jittakorn Konglhue anunciou à imprensa que «o corpo do bebé será autopsiado e recolhidas amostras de ADN» para identificar a família. «Acreditamos que a mãe deixou o recém-nascido no lago antes de ele ser atacado pelos lagartos-monitores. Vamos verificar o circuito interno de vigilância da região para tentar identificar os autores e detê-los imediatamente. O cadáver está no hospital para exame post mortem. Temos de determinar se a criança estava viva ou morta quando foi devorada pelos répteis.»

O que são lagartos-monitor

O lagarto-monitor, ou varanidae, é uma família de grandes lagartos, na sua maioria carnívoro, entre eles o mais comum, o o dragão-de-komodo. Os varanos são lagartos de grandes dimensões, carnívoros ou frugívoros, extremamente agressivos. Têm um metabolismo rápido, tendo em conta que são répteis, e sentidos de visão e olfacto bastante apurados. A maioria das espécies pode deslocar-se com bastante rapidez. Os varanos são considerados como o grupo mais diferenciado dentro dos lagartos. Em tempos pré-históricos os varanídeos incluíam também espécies marinhas, e podem ser parentes próximos dos gigantescos mosassauros, lagartos gigantes que aterrorizavam os mares do período Cretáceo.

LEIA MAIS

Impala Instagram


RELACIONADOS