Ricardo Salgado com diagnóstico de Alzheimer
Ricardo Salgado, antigo patrão do BES e arguido no processo Operação Marquês por ter, alegadamente, desviado perto de 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo foi diagnosticado com Alzheimer preliminar. Apesar da demência, o julgamento continua.
Ricardo Salgado, antigo patrão do BES e arguido no processo Operação Marquês por ter, alegadamente, desviado perto de 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo foi diagnosticado com Alzheimer preliminar. Apesar da demência, o julgamento continua. Ao tribunal, a defesa de Ricardo Salgado já fez chegar relatórios médicos que comprovam a doença, pedindo ao juiz a realização de mais perícias. De acordo com o JN, foi no dia 16 deste mês que os advogados de Salgado informaram o tribunal dos recentes exames realizados pelo ex-banqueiro, nas últimas semanas.
Na Fundação Champalimaud e no Centro Neurológico Sénior, onde Salgado é acompanhado pelo professor Joaquim Ferreira, todos são unânimes em considerar que o ex-banqueiro tem apresentado crescentes dificuldades na realização de tarefas cognitivas. Perante este quadro, o antigo homem forte do BES deslocou-se à Suíça para realizar mais exames que visam apurar o estado da doença e de que forma poderá evoluir. De seguida deslocou-se até Sardenha onde desfrutou de alguns dias com a família mais próxima.
Os advogados de Salgado requereram ao tribunal que mandasse realizar perícias para que se comprovasse a doença, mas mesmo que estes novos exames atestem um estado de saúde debilitado, o normal decorrer do julgamento não será perturbado. Ainda assim, o Tribunal poderá reconhecer a incapacidade em prestar declarações e, caso o arguido opte por falar, ter em conta de que padece de doença degenerativa.
Ricardo Salgado pode enfrentar 24 anos de prisão
O ex-presidente do BES responde por três crimes de abuso de confiança e pode enfrentar uma pena de prisão de até 24 anos. A decisão foi tomada pelo juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal, a 9 de abril de 2021, após ter ilibado Salgado, no final da instrução do processo, de 18 dos 21 crimes económico-financeiros de que este estava acusado.
A defesa do antigo banqueiro interpôs recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, mas tal não impediu o agendamento do início do julgamento. Ao abrigo da lei em vigor, que permite a dispensa de arguidos com idade igual ou superior a 70 anos devido à pandemia de covid-19, Ricardo Salgado – de 77 anos – tem optado por não marcar presença nas sessões de julgamento no Campus de Justiça de Lisboa.
LEIA AINDA
Proença de Carvalho investigado por suspeitas de fraude fiscal
Daniel Proença de Carvalho, um dos advogados mais mediáticos de sempre, está a ser investigado por fraude fiscal e branqueamento de capitais. Em causa está um valor que supera os 11 milhões de euros. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram