Rouba Porsche em França e persegue ex-mulher até Portugal
Um homem, de 61 anos, foi detido pela GNR em Vila Praia de Âncora por violência doméstica. O suspeito já havia sido condenado pelo mesmo crime em França.
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, no dia 12 de janeiro, deteve um homem de 61 anos por violência doméstica, no concelho de Vila Praia de Âncora. No âmbito de uma investigação de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito esteve casado com a vítima, uma mulher de 53 anos, durante vinte anos, união que sempre foi pautada por agressões, injúrias e ameaças de morte.
Vítima fugiu para Portugal mas agressor encontrou-a
Foi possível apurar-se ainda que o agressor foi condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa em França, factos que levaram a ofendida a fugir para Portugal em agosto de 2021. Posteriormente, o suspeito localizou a vítima, em dezembro, e os episódios de perseguição e ameaças continuaram. No seguimento da investigação, foram realizadas sete buscas, três domiciliárias, duas em veículos, uma num estabelecimento de restauração e bebidas e uma em armazém, foram apreendidos 11 mil euros em numerário; um bastão (arma proibida); um veículo furtado em França.
Perante a gravidade dos factos, o suspeito foi detido e presente nesta quinta-feira a primeiro interrogatório no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Penafiel, onde ficou sujeito às medidas de coação de proibição de contactar, permanecer ou se aproximar da habitação, num raio de 500 metros, da ofendida, proibição de se deslocar à cidade e de permanecer, frequentar ou se aproximar do local de trabalho da vítima, controlado por pulseira eletrónica.
LEIA AINDA
Viola namorada e obriga-a a prostituir-se para pagar arranjo de carro
Siga a Impala no Instagram