Sanções contra a Rússia fazem disparar venda de preservativos
População russa teme que as sanções afete fornecimento de preservativos. Maior loja online do país teve aumento de 170% nas primeiras duas semanas de março.

Após os açambarcamentos nas lojas Ikea motivados pelos encerramentos face à condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia, os russos agora temem que as sanções prejudiquem o fornecimento de preservativos. De acordo com o jornal britânico Metro, a loja online Wildberries – a maior da Rússia – assistiu a um aumento de 170% nas vendas deste método contracetivo durante as primeiras duas semanas de março, comparando com o período homólogo. Já a cadeia de farmácias 36.6 reportou um aumento de 26% e os supermercados de 30%.
Yesenia Shamonina, dona de uma sex-shop, explicou que “as pessoas estão a comprar para o futuro, por isso somos obrigados a aumentar os preços”. Tal medida pode traduzir-se num aumento de 50%, dependendo da marca. Face ao aumento da procura, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia assegurou que o fornecimento de preservativos não será afetado pelas sanções impostas ao país. “Uma escassez deste produto não está prevista. Os maiores países produtores – Tailândia, Índia, Coreia do Sul e China – não pararam com as suas entregas de produtos à Federação Russa”, frisou.
Mais de 170 crianças já morreram
São já centenas as empresas multinacionais que suspenderam operações na Rússia de forma a condenar a invasão da Ucrânia. Entre elas, destacam-se as gigantes norte-americanas McDonald’s, Apple, além do grupo espanhol Inditex. Assinal-se nesta segunda-feira o 26.º dia desde o início da invasão russa. Dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) dão conta de pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, até ao final do dia de sábado. Há ainda mais de 3,4 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos.
Também pode interessar-lhe
Aliia Roza diz ter sido transformada pelo regime de Putin num soldado perfeito que usava a sedução e o sexo para manipular os alvos. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram