Alerta | Se lhe baterem à porta para uma cobrança da Segurança Social, chame a polícia
Instituto alerta para situações de fraude e burla praticados por indivíduos que se fazem passar por funcionários da Segurança Social.
O Instituto da Segurança Social emitiu um comunicado onde alerta para falsos funcionários que estão a fazer cobranças ao domicílio. Os alvos são pessoas idosas que vivem em zonas isoladas.
Em comunicado, o Instituto diz ter tomado conhecimento das situações através da comunicação social.
Se alguém lhe bater à porta a pedir dinheiro ou a cobrar valores em dívida, alegando ser funcionário da Segurança Social, desconfie e chame a polícia.
«Os funcionários da Segurança Social não se dirigem a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal», lê-se no comunicado.
A Segurança Social revela ainda, através de comunicado, que em certas situações os falsos funcionários anunciam um prémio que estará dependente do número de série de notas guardadas na habitação, levando a que as vítimas acabem por mostrar o dinheiro que têm.
Regista-se ainda situações em que falsos inspetores ou fiscais do organismo «referem que os cidadãos foram multados levando-os a mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou até mesmo a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida».
Perante uma situação destas, a Segurança Social recomenda o contacto imediato das forças policiais.
LEIA MAIS
Faltam cerca de 2 metros para os mineiros chegarem a Julen
Um dos mineiros da equipa de resgate a Julen é filho de português
Siga a Impala no Instagram