Suspeito do incêndio no Japão diz que matou 33 pessoas por lhe terem plagiado uma ideia
O ataque ocorreu esta quinta-feira, 18 de julho, num estúdio de animação em Quioto, Japão, e provocou 33 mortos. O suspeito confessou o crime
Um incêndio num estúdio de animação, na cidade de Quioto, Japão, provocou, na quinta-feira, 18 de julho, 33 mortos. Shinji Aoba, de 41 anos, confessou o crime e acusa a produtora de animação japonesa de ter plagiado uma das suas ideias.
«Fui eu», disse à polícia, no momento da detenção, noticia a imprensa local. Para além de ter confessado o crime, o homem explicou o que o levou a fazer o ataque. De acordo com o suspeito, o estúdio de animação terá roubado uma ideia sua para uma novela.
«Vocês vão morrer», disse o suspeito antes de atear o incêndio
Uma mulher afirma ter ouvido Shinji Aoba, no momento da detenção, a gritar que o tinham plagiado. «Parecia muito chateado. Dizia: roubaram a minha ideia», contou a testemunha aos jornalistas. «Estava descalço e coberto de sangue, e tinha perdido a pele dos braços devido às queimaduras. O seu cabelo também estava queimado.»
«Testemunhas disseram que ouviram explosões no primeiro andar da Kyoto Animation e viram fumaça», segundo os bombeiros. «Eu ouvi duas explosões altas», disse um homem no canal público japonês NHK. «Ele (o suspeito de atear o incêndio) disse: vocês vão morrer», de acordo com outro testemunho.
O incêndio aparentemente começou por volta das 10:30 da manhã, horário local (02:30 em Lisboa) neste edifício, onde são produzidas séries de animação de televisão de sucesso. Cerca de 35 camiões de bombeiros e outros veículos foram enviados para o local.
A Kyoto Animation é uma empresa que produz desenhos animados, cria personagens, projeta e vende produtos derivados de sua série de ‘manga’ (um tipo de banda desenhada com origem no Japão), incluindo Munto, Lucky Star, Melancolia de Haruhi Suzumiya e K-On! A empresa, que também inclui uma escola de animação, tem dois prédios de estúdios (incluindo um que foi incendiado) e está sediada em Quioto, no centro-sul do Japão. A companhia tem cerca de 160 funcionários.
LEIA MAIS
Acidente em parque aquático de Benidorm deixa jovem paralisado
Previsão do tempo para domingo, 21 de julho
Siga a Impala no Instagram