Tampões e pensos higiénicos passam a ser grátis na Escócia
Escócia torna-se no primeiro país do mundo a fazê-lo.
O parlamento escocês aprovou, na terça-feira, um projeto de lei que torna os pensos higiénicos e os tampões gratuitos para todas as mulheres e que estarão disponíveis em locais como centros comunitários e farmácias. Assim, a Escócia torna-se no primeiro país do mundo a avançar com uma medida do género.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: A previsão do tempo para esta quarta-feira
A medida pretende fazer face à «pobreza menstrual» e tem um custo estimado de cerca de 24,1 milhões de libras, aproximadamente 28,8 milhões de euros.
«Porque é que o papel higiénico é visto como uma necessidade, mas os produtos femininos não?»
Este projeto de lei sobre produtos femininos para a menstruação passou pela primeira etapa com 112 votos a favor, nenhum contra e um voto de abstenção. Seguirá agora para uma segunda fase em que os membros do parlamento poderão propor alterações.
Monica Lennon, a deputada responsável pelo projeto, disse durante o debate que aprová-lo seria um «momento marcante para normalizar a menstruação na Escócia» e que passaria a mostrar aos cidadãos a «forma séria com que o Parlamento encara a igualdade de género».
«Porque é que em 2020 o papel higiénico é visto como uma necessidade, mas os produtos femininos não são? Ser penalizado financeiramente por uma função corporal natural não é justo», afirmou a também deputada Alison Johnstone.
A Escócia é pioneira no que diz respeito à disponibilização deste tipo de produtos. Em 2017, lançou um projeto-piloto que distribuía de forma gratuita produtos de higiene íntima feminina às mulheres com dificuldades económicas. Já em 2018, tornou-se nm dos primeiros países do mundo a fornecer produtos de higiene em escolas e universidades.
LEIA MAIS
Coronavírus | Análises negativas para 17.º caso suspeito em Portugal
Siga a Impala no Instagram