Televisão: Saiba o que tem de fazer para continuar a ver todos os canais

A Anacom criou uma linha de apoio gratuita para evitar que os portugueses fiquem sem TDT em casa.

Televisão: Saiba o que tem de fazer para continuar a ver todos os canais

Se tem um serviço de televisão grátis, vai ter de sintonizar tudo outra vez. As frequências da TDT vão mudar, o que significa que será necessário sintonizar novamente os recetores e/ou televisores.

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O processo não será complicado e não exige troca de equipamentos ou contratação de serviços, no entanto a autoridade da comunicação lançou uma linha telefónica gratuita para explicar o que é necessário fazer para não ficar sem TV.

«A partir de hoje [sexta-feira], quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da TDT [Televisão Digital Terrestre], designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o próximo dia 27, poderá ligar para o 800 102 002, o número gratuito disponibilizado pela Anacom para este efeito», informou o regulador, num comunicado.

O serviço de atendimento de chamadas funciona das 09h00 às 22h00 mas, «no dia 27 de novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35 e, no dia seguinte, funcionará até às 24h, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que, quando o emissor for alterado, quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor», refere a mesma nota da Anacom.

Quem tem um televisor mais moderno, em que o cabo da antena liga diretamente ao aparelho, pode fazer a sintonização no menu. Para equipamentos mais antigos, que tenham um recetor externo – uma box – o processo automático pode ser feito no menu do aparelho, com o comando do recetor.

Anacom terá equipas no terreno para ajudar, de forma gratuita

A Anacom vai efetuar o processo de mudança das frequências da TDT porque esta faixa do espetro eletromagnético será usada na nova geração de redes de comunicação, conhecida como 5G. O processo de mudança é simples, mas a Anacom promete ter equipas no terreno para ajudar em caso de dificuldade, de forma gratuita.

«Esta informação chegará primeiro a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração de frequências do emissor de Odivelas Centro», aponta a Anacom. Depois «o processo prosseguirá a nível nacional a partir do final de janeiro/início de fevereiro», termina.

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