Tio e sobrinho eram inocentes mas estiveram presos 43 anos
Foram condenados sem provas por um homicídio na Florida, nos Estados Unidos, em 1976, quando tinham 34 e 18 anos. 43 anos depois, tio e sobrinho são libertados.
Corria o ano de 1976 e duas mulheres foram atingidas a tiro num apartamento ao lado do local onde Clifford Williams Jr., de 34 anos, e o sobrinho, Hubert Nathan Myers, de 18 anos, estavam numa festa de anos, na cidade de Jacksonville, na Florida, Estados Unidos. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer e a outra garantiu às autoridades que tio e sobrinho terão disparado junto à cama onde se encontrava com a vítima.
O relato de Nina Marshall, que morreu em 2011, valeu aos dois jovens pena perpétua. No entanto, várias testemunhas afirmam que ambos se encontravam na festa à hora do crime. As provas indicavam ainda que os tiros tinham sido disparados do exterior. O julgamento durou apenas dois dias e nenhuma das pessoas que estavam na festa com tio e sobrinho foram ouvidas.
Os dois homem alegaram sempre a sua inocência ao longo dos 43 anos que estiveram presos. Em 2017, o Ministério Público do estado da Florida, através do procurador estadual, criou uma equipa para rever casos julgados. O tio e sobrinho requereram e o caso foi revisto pela justiça. A nova comissão, ao reabrirem a investigação, foram surpreendidos com o testemunho de um homem, que morreu em 1994, que tinha confessado a algumas pessoas a autoria dos disparos. Na altura, este testemunho não chegou ao júri. A investigação veio provar que os dois homens estavam inocentes e foram julgados injustamente. Hubert Nathan Myers, 61 anos, e Clifford Williams Jr., de 76 anos, foram libertados 43 anos depois.
Kissing the ground. On @ActionNewsJax at 6:00 two men who were wrongfully convicted are free. They spent 42 years in prison for crimes they didn’t commit. pic.twitter.com/Q5WUvBrDAy
— Bridgette Matter (@bridgetteANjax) 28 de março de 2019
«Perdi quase 43 anos da minha vida que nunca mais vou voltar a ter, mas olho para a frente e vou focar-me em aproveitar a minha liberdade com a minha família», disse Hubert num comunicado.
Agora, tio e sobrinho podem receber uma compensação até 2 milhões de dólares (cerca de 1,78 milhões de euros). Contudo, apenas Hubert pode ter direito a esta indemnização, uma vez que Clifford já tinha sido condenado noutras situações antes do homicídio. As leis do estado da Florida não concedem nenhum montante a quem tenha sido condenado mais do que uma vez por algum delito.
We are so thrilled to see justice in action today. This exoneration was initiated by the State Attorney of the Fourth Judicial Circuit, Melissa Nelson and her Conviction Integrity Review Unit.
These men have waited nearly 43 years to see this day. pic.twitter.com/DgmWdtajHy
— Innocence Project of FL (@FLA_Innocence) 28 de março de 2019
LEIA MAIS
6 polícias atacam e torturam casal homossexual
Homem assalta à mão armada banco em Santo Tirso
Siga a Impala no Instagram