Tornado no Luxemburgo provoca vários estragos, Portugueses com casas destruídas (vídeo)
Tornado que atingiu várias regiões do sul do Luxemburgo, na sexta-feira, provocou 14 feridos e deixou várias casas destruídas, sem que haja informação de portugueses entre as vítimas, disse o secretário de Estado das Comunidades.
O tornado que atingiu as zonas de Petange e Bascharage, no sul do país do Luxemburgo, na sexta-feira, deixou um rasto de destruição, tendo provocado 14 feridos e várias casas destruídas. “Até agora não há registo de feridos entre a comunidade portuguesa”, afirmou à Lusa o secretário de Estado José Luís Carneiro. O vento com rajadas de 128 quilómetros por hora arrancou telhados e muitas árvores, danificou viaturas e deixou vários edifícios sem energia.
LEIA DEPOIS
Enfermeiros algarvios acusam ARS de querer impor 40 horas de trabalho
Tornado numa zona onde residem 20 mil portugueses
O serviço de proteção civil do Luxemburgo confirmou em comunicado. Várias estradas ficaram intransitáveis e as ligações ferroviárias em Petange foram suspensas. Foram contabilizadas cerca 180 habitações danificadas, 30 das quais sem os telhados. O governante referiu que os serviços consulares estão no terreno a contactar associações, dirigentes e representantes da comunidade portuguesa. “Estamos em contacto permanente com as autoridades locais. Há muitos portugueses que estão de férias, mas até agora não há registo de problemas”, reforçou José Luís Carneiro. Ao JN um português revelou que “ficou com a casa destruída”, mas a autarquia local “hospedou as famílias afetadas num hotel”.
Os portugueses são a comunidade estrangeira mais numerosa do Luxemburgo, contabilizando, em janeiro de 2019, cerca de 95 mil pessoas, o que representa cerca de 15% da população total.
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para Sábado, 10 de agosto
Siga a Impala no Instagram