ALERTA SAÚDE | Detectado o primeiro caso de transmissão sexual de dengue
Primeiro caso de transmissão sexual de dengue ocorreu entre dois homens em Madrid e foi confirmado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.
O primeiro caso de transmissão de dengue por via sexual entre dois homens foi confirmado pelas autoridades espanholas esta sexta-feira, 8 de novembro. A doença foi detetada num adulto jovem cujo parceiro tinha regressado de uma viagem a uma zona endémica. O homem, porém, não tinha estado no país em que ocorreu a transmissão do companheiro. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças confirmou as informações do governo espanhol.
LEIA DEPOIS
Jessica Athayde | «Melhor amigo» da atriz tem tumor na boca
Até agora, considerava-se que a única forma de transmissão da doença se dava pela picada do mosquito aedes aegypti, trsnmissor da doença. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, o caso espanhol é «o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens». O paciente de 41 anos contraiu o vírus após relações sexuais com o companheiro, infectado em Cuba. A contaminação do homem foi confirmada no final de setembro e intrigou os médicos. O paciente não tinha estado no país nem em nenhum outro local em que a dengue é endémica. Também não foram encontrados mosquitos no local em que o paciente vive, em Madrid, Espanha.
Portugal na lista de transmissão sexual de dengue
De acordo com a equipa médica que atendeu o caso, a descoberta é importante, já que revela um novo mecanismo de transmissão do vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão sexual do zika já foi documentada em diversos países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Peru e também em Portugal. O órgão explica que o vírus já foi detectado em sémen, sangue, urina, líquido amniótico e saliva, bem como em fluidos corporais encontrados no cérebro e na medula espinal.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 13 de novembro
Mulher atira óleo a ferver a companheiro antes de o matar à facada
Siga a Impala no Instagram