Como 3 milhões de pessoas são enganadas todos os dias por uma boneca
Lil Miquela é uma influenciadora digital que conta com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Só que esta modelo não é real. É uma boneca hiper-realista.
A realidade e a ficção são cada vez mais difíceis de distinguir. Lil Miquela tornou-se um fenómeno no Instagram. A boneca modelo ganhou fama e mais de três milhões de seguidores. No entanto, a modelo não é real e foi criada por uma pequena empresa de inteligência artificial na Califórnia. Os utilizadores já se questionavam se por detrás das imagens de Lil existia uma pessoa de carne e osso.
Para ler depois
Morreu desenhador de super-heróis da Marvel George Perez, aos 67 anos
O desenhador norte-americano George Perez, criador de super-heróis para a Marvel Comics e a DC Comics, morreu aos 67 anos de um cancro no pâncreas, anunciou hoje fonte próxima do autor (… continue a ler aqui)
As fotos que publicava eram sempre com roupas de marcas de luxo e em eventos sociais. Com o sucesso que alcançou vieram também as parcerias com nomes da alta costura. Protagonizou também algumas campanhas contra o racismo e a homofobia. No entanto, nem a boneca digital está a salvo dos ataques piratas. Em abril deste ano, alguém eliminou todas as fotografias da conta de Instagram da modelo. A substituí-la surgiu uma jovem loira, fã de Donald Trump, que ameaçava tomar o controlo da conta, caso a jovem não assumisse a verdade.
A empresa Brud, responsável pela criação da influenciadora, revelou a sua identidade. Afinal atrás das imagens de Miquela não estava uma jovem de 19 anos, mas um sistema de inteligência artificial criado por seis pessoas. “Na nossa ingenuidade, apresentámos a consciência da Miquela como sendo baseada numa pessoa real”, lê-se, num comunicado da Brud, que pede desculpa por omitir a verdade. “Memórias da família e do passado foram apresentados como pedaços da sua vida humana. Mas esta pessoa é uma fabricação da nossa equipa.”
Siga a Impala no Instagram