Tribunal brasileiro aceita denúncia de corrupção contra antigo ministro de Lula
Um tribunal brasileiro aceitou a denúncia de corrupção apresentada pelo Ministério Público contra o ex-ministro Guido Mantega, um dos homens mais influentes dos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, informaram fontes oficiais.
O juiz Sergio Moro, que é responsável pela operação Lava Jato que investiga o grande escândalo de corrupção que envolve políticos e a empresa petrolífera estatal Petrobras, aceitou a denúncia apresentada na sexta-feira, pelo que Mantegas deverá responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
LEIA MAIS: Ex-ministros do antigo governo de Lula da Silva acusados de corrupção
Ao mesmo tempo, Moro rejeitou o pedido dos procuradores de incluir na denúncia o ex-ministro das Finanças do primeiro Governo de Lula, Antonio Palocci.
Segundo o juiz, apesar da acusação de que Palocci teria tido participação nesses atos, não existem provas suficientes contra ele.
Mantega e Palocci foram acusados d?e “beneficiar diretamente” a Odebrecht e outras empresas do grupo, como a petroquímica Braskem, em troca de subornos milionários.
Segundo a investigação, Marcelo Odebrecht, com a ajuda de outros executivos empresa fez “propostas impróprias” aos dois ex-ministros das Finanças “a fim de influenciar” a elaboração de decretos em matéria fiscal e tributária.
De acordo com a acusação, o valor dos subornos prometidos atingiu rondam os 11,4 milhões de euros.
Siga a Impala no Instagram