Universidade de Oxford inicia ensaio clínico com vacina contra o HIV

A HIVconsvX tem como finalidade proteger as pessoas contra várias de variantes do HIV-1, tornando-a potencialmente aplicável para outras estirpes do vírus.

Universidade de Oxford inicia ensaio clínico com vacina contra o HIV

A Universidade de Oxford iniciou a fase 1 do HIV-Core 0052, um ensaio clínico realizado no Reino Unido com uma vacina candidata contra o HIV. A HIVconsvX tem como finalidade proteger as pessoas contra várias de variantes do HIV-1, tornando-a potencialmente aplicável para outras estirpes do vírus. Ao todo, participam 13 adultos saudáveis que testaram negativo para a doença e com idades entre os 18 e os 65 anos. Estes voluntários vão receber uma dose do imunizante e, quatro semanas depois, tomarão uma segunda dose – à semelhança do que acontece com a maioria das vacinas contra a covid-19.

O teste vai avaliar diversos parâmetros, nomeadamente a segurança, a tolerância e a imunogenicidade da candidata à vacina. “Uma vacina eficaz contra o HIV é procurada há 40 anos. Este é o primeiro ensaio de uma série de avaliações desta nova estratégia de vacina em indivíduos HIV-negativos para prevenção, e também em pessoas que vivem com HIV para tentar encontrar uma cura”, explicou Tomáš Hanke, professor de imunologia do Instituto Jenner da Universidade de Oxford e líder do estudo.

Enquanto a maioria das vacinas candidatas ao HIV trabalham através da introdução de anticorpos gerados por células B, a HIVconsvX induz as células T potentes a destruir o patógeno, direcionando-as para regiões vulneráveis do HIV, comuns à maioria das variantes do vírus. O ensaio clínico faz parte da European Aids Vaccine Initiative (EAVI2020), um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. Os investigadores esperam ter resultados no espaço de oito meses, ou seja, até abril de 2022.

LEIA AINDA
Vacina contra HIV apresenta resultados muito promissores
Vacina contra HIV apresenta resultados muito promissores
No primeiro ensaio clínico, 97% dos participantes produziram anticorpos que neutralizaram a infeção por HIV, responsável pelo vírus da SIDA. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS