Faminto e exausto. Urso polar aparece em cidade na Sibéria [vídeo]
Visivelmente faminto e exausto. Assim estava um urso polar que apareceu na cidade russa de Norilsk, no norte da Sibéria, um desvio de centenas de quilómetros do seu habitat natural no Ártico.
Visivelmente faminto e exausto. Assim estava um urso polar que apareceu na cidade russa de Norilsk, no norte da Sibéria, um desvio de centenas de quilómetros do seu habitat natural no Ártico. Segundo o The Guardian, era uma fêmea que estava fraca e aparentemente doente. Deitou-se no chão e ficou ali durante horas, levantando-se apenas para farejar alguma comida. Tinha as patas cobertas de lama.
Starving polar bear ‘can hardly move’, say residents of Norilsk. Emaciated animal walked 1500km south and away from Arctic Ocean, searching for food https://t.co/mD7yTaIusd pic.twitter.com/EjMJjS6Bac
— The Siberian Times (@siberian_times) 18 de junho de 2019
«Ela ainda está a mover-se em torno de uma fábrica, sob observação da polícia e dos serviços de emergência, que estão a garantir a sua segurança e a dos moradores», afirmou Alexander Korobkin, funcionário de serviços ambientais, à agência AFP. Referindo, também, que este é o primeiro urso polar visto na cidade em mais de 40 anos.
É esperada uma equipa de especialistas que será responsável por analisar o animal e decidir o seu destino. De acordo com Oleg Krashevsky, um especialista local em vida selvagem, não é claro o que levou o animal até àquele destino e não descarta a hipótese de simplesmente estar perdido.
As alterações climáticas e o aumento da temperatura global, bem como o degelo, têm levado à perda de habitat dos ursos polares. Situação que força os animais a procurar alimento fora dele e muitas vezes em regiões que lhe são ‘estranhas’.
Veja o vídeo!
LEIA MAIS
Há uma campanha que pretende inspirar os portugueses a praticar exercício físico
Siga a Impala no Instagram