Vida extraterrestre: cientistas encontram 8 sinais suspeitos
Equipa de cientistas que anda à procura de vida extraterrestre depara-se com oito sinais suspeitos.
É com recurso à inteligência artificial que um grupo de especialistas tem estado à procura de vida inteligente em outros planetas. Após uma análise de milhares de sinais rádio vindos do espaço, foram destacadas oito emissões que são consideradas “suspeitas”. E que podem ser sinal, acreditam os investigadores, de vida extraterrestre. É certo que os cientistas referem que não estamos perante sinais gerados através de tecnologias alienígenas. Ainda assim, não sabem definir aquilo que encontraram.
Leia depois
Terra 2, descoberto novo planeta que será a casa de vida extraterrestre
Cientistas descobrem novo planeta. Terra 2 é bastante semelhante à Terra e especialistas acreditam que será a casa de vida extraterrestre (… continue a ler aqui)
Foi uma máquina criada por Peter Ma, um estudante da Universidade de Toronto, situada no Canadá, que analisou, com recurso a um algoritmo, mais de 150 TB de dados recolhidos pelo Green Bank Telescope. Mais de 3 milhões de sinais foram posteriormente analisados, tendo sido selecionados 20.515 como os mais interessantes. Este grupo foi analisado de forma individual, o que resultou num grupo mais reduzido, de apenas oito. Que têm aquilo que é necessário para serem vistos como assinaturas tecnológicas. Isto porque foram recolhidos em zonas sem objetos cósmicos conhecidos. E que emitem sinais de rádio de forma natural.
Explicações dos cientistas
Os investigadores recorreram a telescópios para analisar os locais onde os sinais foram encontrados e não se depararam com nada. Neste momento, não conseguem precisar a fonte dos sinais suspeitos. Ou seja, para já não existe a certeza da existência de vida extraterrestre. Os cientistas assumem que a Inteligência Artificial poderá não ser perfeita. Sendo que também não sabem como é que poderão ser os eventuais sinais reais de alienígenas. O que significa que o aparelho de Inteligência Artificial poderá estar a procurar sinais errados. O desfecho deste trabalho poderá ser a definição de interferência anómala para os oito sinais suspeitos.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram