Falta de dinheiro. É este o motivo que faz com que os portugueses fujam dos médicos
Portugal está em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão ao médico por falta de meios financeiros.
Portugal está em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão ao médico por falta de meios financeiros (1,6%), acima da média da União Europeia (UE 1,0%), segundo dados de 2018 publicados, esta quarta-feira, pelo Eurostat.
LEIA DEPOIS
Jorge Jesus. O homem que dividiu o país em dois e que hoje é visto de forma quase unânime
A Grécia é o país com maior taxa de pessoas que não conseguem pagar os cuidados médicos (8,3%), seguindo-se a Letónia (4,2%), Roménia (3,4%), Itália (2,0%), Bélgica (1,7%), Portugal (1,6%), Bulgária (1,5%), Chipre (1,4%) e Polónia (1,1%).
Em Portugal, 0,4% das pessoas desistiram por causa das listas de espera
No outro extremo da tabela estão a República Checa e a Finlândia (0,0%), seguida da Alemanha, Espanha, Malta, Holanda, Áustria, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (0,1% cada).
O gabinete estatístico da UE regista que na União, 3,6% das pessoas disseram não ter recebido os cuidados médicos de que necessitavam, sendo a maior justificação a do preço (1,0%), seguindo-se a existência de listas de espera (0,9%), espera para ver se melhoram por si mesmas (0,6%) e alegado falta de tempo (0,3%).
Em Portugal, 0,6% das pessoas disseram ter preferido esperar por melhoras e 0,4% desistiram por causa das listas de espera.
Texto: Joana Ferreira com Lusa
LEIA MAIS
Prepara-se, vamos entrar no pico da gripe!
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 12 de dezembro
Siga a Impala no Instagram