Os preços do gás natural vão descer, em média, entre 1,5% e 3,6% nas principais empresas. É já a partir de amanhã que as famílias podem ver descer o valor das suas faturas de gás entre 2,5 euros e mais de 40 euros por ano, podendo mesmo chegar a 120 euros. De acordo com os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os consumidores deverão sentir o corte de 50 cêntimos numa fatura média mensal.
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta terça-feira
Novos preços entram amanhã em vigor e prolongam-se até 30 de setembro
Estes novos preços, aprovados pela ERSE, entram em vigor amanhã, dia 1 de outubro, e prolongam-se até 30 setembro de 2020. Esta alteração tem como principal objetivo «harmonizar a nível europeu os períodos de vigência para as tarifas de uso da rede de transporte nas interligações».
Os últimos dados da ERS, que datam de maio de 2019, apontam para 1,2 milhões de consumidores no mercado livre. De acordo com o Dinheiro Vivo, 98% do consumo de gás natural está já no mercado liberalizado.
Segundo a mesma publicação, os consumidores da EDP vão conseguir poupar entre 2,5 e 9,5 euros. Na GALP, a descida varia entre 2,5 e 43,3 euros. No que respeita à Iberdrola, os consumidores que pagam 70 euros vão ver o valor descer em 3,22 euros. Na Goldenergy, a poupança varia entre os 14 e os 120 euros. Quando à Energia Simples serão menos 3 a 8 euros em 2 escalões.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram