Profissionais de saúde não recebem já aumento da função pública
Médicos e enfermeiros não vão para já receber o aumento de 0,3% da função pública que começou a ser pago esta segunda-feira, 20 de abril.
Médicos e enfermeiros não vão para já receber o aumento de 0,3% da função pública que começou a ser pago esta segunda-feira, 20 de abril. Em causa, segundo avança o jornal Público, está uma falha no sistema informático do Ministério da Saúde. O ajustamento no ordenado só em maio.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, em declarações à SIC Notícias referiu não compreender a situação. «É para nós estranho que não se consiga processar os vencimentos destes enfermeiros e médicos a tempo e horas como é feito para os restantes funcionários».
LEIA DEPOIS
Covid-19: Dor de zaragatoa nariz acima aguenta-se melhor nos lares com boa disposição
Os aumentos de 0,3% para a generalidade dos trabalhadores e de 10 euros para as remunerações inferiores a 700 euros, com retroativos a janeiro.
Os salários da função pública começam a ser pagos ao dia 20 de cada mês e os primeiros a receber são os trabalhadores da Presidência do Conselho de Ministros, dos ministérios das Finanças, da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, dos Negócios Estrangeiros e da Modernização do Estado e da Administração Pública, segundo o despacho que define as datas de pagamento.
Rui Rio critica decisão
O presidente do PSD, Rui Rio, criticou os aumentos salariais para os trabalhadores da Função Pública. “Bem sei que 0,3% é pouco. Mas quando há trabalhadores em ‘lay-off’ a receber só 2/3 do salário, outros atirados para o desemprego e as finanças públicas brutalmente pressionadas pelos gastos que estamos a ter de fazer, estes aumentos não podiam acontecer”, escreveu Rui Rio na sua conta da rede social Twitter.
Bem sei que 0,3% é pouco. Mas quando há trabalhadores em lay-off a receber só 2/3 do salário, outros atirados para o desemprego e as finanças públicas brutalmente pressionadas pelos gastos que estamos a ter de fazer, estes aumentos não podiam acontecer.https://t.co/sKAgcPyWxh
— Rui Rio (@RuiRioPSD) April 20, 2020
Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa
LEIA MAIS
Kim Jong-un estará em estado grave após cirurgia ao coração
Trump evoca pandemia para anunciar suspensão da imigração
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Impala no Instagram