Incêndios: Proteção Civil engana-se e a população liga à Glassdrive
A Autoridade Nacional de Proteção Civil enganou-se e transmitiu à população para contactar a Glassdrive em caso de perigo de incêndio. A empresa teve uma manhã agitada dado ao lapso.
Com as elevadas temperaturas a registarem-se no nosso país, os organismos de socorro estão a redobrar cuidados e disponibilizar apoio à população.
LEIA MAIS: Risco máximo de incêndio em 32 concelhos
No entanto, esta quinta-feira, 2 de agosto, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) aconselhou – por engano – aos habitantes dos distritos de Beja e Faro para contactar a Glassdrive em caso de emergência ou de dúvidas sobre os comportamentos a ter em caso de incêndio via SMS.
A mensagem foi enviada para os telemóveis desses habitantes durante esta manhã. O texto fornecia a linha telefónica 808 246 246 (a da Glassdrive), em vez do 800 246 246, e o site da ANPC (www.prociv.pt). Portanto, o lapso está num digito como pode ver na imagem em baixo.
A mensagem alertava ainda para o risco elevado de incêndio rural nas regiões do sul português.
O erro confundiu algumas pessoas. Segundo a imprensa desta quinta-feira, a Glassdrive – indústria vidreira automóvel – foi algumas vezes contactada e causou alguma agitação aos funcionários da empresa e à população que precisava de apoio.
Já a ANPC não teve conhecimento deste erro numa primeira instância, algo que mais tarde resultou no reenvio da mensagem com o número correto, frisando novamente o perigo de incêndio nestes dias de calor.
LEIA MAIS: Agência Portuguesa do Ambiente alerta para possibilidade de fraca qualidade do ar
Foto: D.R.
Siga a Impala no Instagram