Queixas sobre a Uber aumentam 112% desde o início do ano
Queixas sobre Uber aumentaram 112% desde o início do ano. Cobranças indevidas, tarifas abusivas e má-educação dos motoristas são os principais motivos.
Queixas sobre Uber aumentaram 112% desde o início do ano. Cobranças indevidas, tarifas abusivas e má-educação dos motoristas são os principais motivos das reclamações.
O Portal da Queixa analisou as reclamações dirigidas às duas principais empresas de transporte de passageiros em veículos ligeiros do país – Táxi e Uber – e verificou que, a Uber registou, nos primeiros cinco meses de 2018, um aumento significativo das queixas, comparativamente com o período homólogo.
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Até ao final de maio do ano passado, foram dirigidas à Uber 33 reclamações e, em 2018, em apenas cinco meses, já foram registadas na plataforma do Portal da Queixa cerca de 70 reclamações, aumento de 112% das queixas desde o início do ano.
No mesmo período em análise, a ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros – entidade que representa a Táxi – registou apenas 36 reclamações (2018), aumento de 44% face ao ano anterior (25 reclamações).
De que reclamam os portugueses?
Ambas as empresas de mobilidade no transporte de passageiros em veículos ligeiros apresentam os mesmos motivos de insatisfação por parte dos seus utilizadores, mas em escalas diferentes.
Cobranças indevidas e tarifas abusivas, falhas nas emissões de faturas, irresponsabilidades e má-educação dos motoristas são os principais motivos das reclamações dirigidas à Uber e ANTRAL.
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Das diversas reclamações registadas no Portal da Queixa, os principais motivos de insatisfação dirigidos apenas à Uber prendem-se com a falha no serviço e com débitos realizados sem pedido de transporte.
Uber «não responde» aos problemas dos consumidores
A ausência de resposta (apenas 14 respostas em 229 reclamações) e a baixa taxa de resolução dos problemas dos consumidores colocam a Uber com baixo Índice de Satisfação atribuído pelos consumidores no Portal da Queixa (34.9% negativos em 100%).
As 14 respostas verificadas foram dadas até 1 de fevereiro, sendo que, depois dessa data, não houve qualquer interação por parte da marca. Por sua vez, a ANTRAL apresenta uma taxa de resposta de 99% e o seu Índice de Satisfação é de (52.4% positivos em 100%).
Portal da Queixa
O Portal da Queixa é uma startup tecnológica. Lançado em 2009, já recebeu mais de 180 mil reclamações, apresentadas por uma comunidade de 230 mil utilizadores registados online.
Hoje, em 8 anos de existência, assume-se como a maior rede social de consumidores do País e alcança uma posição de referência nacional, na Internet, em matéria de consumo.
Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por mais de meio milhão de portugueses, todos os meses, que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor.
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