Adensam-se os rumores sobre o débil estado de saúde de Vladimir Putin
Russos estão a ser acusados de manipular a presença de Vladimir Putin num evento, o que será sinal do débil estado de saúde do presidente russo.
Há muito que existem rumores de que o estado de saúde de Vladimir Putin é débil. Este boato ganha agora maior dimensão devido a uma nova polémica. Com alegações de que a Rússia terá simulado a presença do controverso presidente russo num evento pascal em Moscovo. As fotos, partilhadas pelo Kremlin, levaram muitos a questionar a veracidade das mesmas.
Fique a saber o que aconteceria ao mundo com a explosão de todas as bombas nucleares
Em 2019 existiam 15 mil armas nucleares em todo o mundo e uma explosão simultânea teria poder suficiente para acabar com a raça humana (… continue a ler aqui)
Do lado da Ucrânia multiplicam-se os comentários que dão conta que tudo não passou de uma aparição encenada de Vladimir Putin. Algo que estará relacionado com os problemas de saúde do político. Uma das versões é a de que tanto Putin como o presidente da Câmara de Moscovo estão com as mesmas roupas do ano passado.
“Putin está com o mesmo fato e a mesma vela de 2 de maio de 2021”
Mas há mais dados. Outros defendem que Putin apareceu inchado numa reunião com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, com diferentes iluminações. O que, acusam, é sinal de que as imagens estão manipuladas. “Putin está com o mesmo fato e a mesma vela de 2 de maio de 2021. Isso é evidenciado numa reportagem fotográfica do templo no site do Kremlin”, escreve o jornal russo The Village.
Por sua vez, a agência Agentstvo defende que as imagens de Putin no evento estão distorcidas. “Na transmissão do serviço de Páscoa do serviço de Páscoa da Catedral de Cristo Salvador, Putin pareceu desaparecer por um momento. Isso aconteceu durante a troca de tiros, de um close-up com o presidente para um mais geral. O lugar onde Putin deveria estar parece estar vazio. Como no ano passado, há apenas uma pessoa ao lado do presidente – o presidente da Câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin”, refere.
“Putin tem o mesmo penteado, quase a mesma expressão facial, a mesma vela”
Já o canal de telegram Mozhem Obyasnit fez uma publicação que se tornou viral. “Putin-2022 no serviço na Catedral de Cristo Salvador é quase indistinguível de Putin-2021. Os utilizadores de redes sociais, depois de estudar as fotos, duvidaram que o presidente tenha participado num evento público”, pode ler-se. Pedindo que as pessoas “identifiquem a diferença” entre as fotos divulgadas oficialmente. “Putin tem o mesmo penteado, quase a mesma expressão facial, a mesma vela. Ambos estão no mesmo fundo no mesmo corredor da catedral. É verdade, em 2021, Putin às vezes foi mostrado contra o pano de fundo de paroquianos e padres, mas este ano, por algum motivo, eles não fizeram isso”, conclui a publicação.
Também Anton Gerashchenko, porta-voz ucraniano, comentou o tema. “Os diretores de Putin foram novamente apanhados a usar a edição de vídeo e [manipulação]. Desta vez – na transmissão do serviço de Páscoa”, diz.
Texto: Bruno Seruca
Siga a Impala no Instagram