Sabia que deixar os eletrodomésticos em stand-by aumenta (e bem) o preço da eletricidade?
Deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite, não retirar os equipamentos da tomada ou usar o comando para desligar a televisão são alguns dos erros que nos podem custar cerca de 5 euros a mais na fatura mensal da eletricidade
O preço da eletricidade voltou a aumentar no dia 1 de outubro, depois da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter determinado uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado. Comportamentos mais conscientes são necessários para se evitar um grande gasto de energia. Não é bom para o ambiente, nem para a sua fatura ao final do mês.
Gestos como deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite, utilizar o comando para desligar a televisão ou não retirar da tomada os equipamentos depois de os usar, são alguns dos erros que cometemos que consomem mais energia. Segundo um estudo realizado na União Europeia, o consumo médio de eletricidade dos equipamentos elétricos em stand-by representa cerca de 11% da energia total que é consumida por habitação.
LEIA DEPOIS
Esta é distância correta que deve ter entre a televisão e o sofá
Quais os aparelhos que mais energia gastam em stand-by?
Mas qual o aparelho que mais energia consome em stand-by e qual o reflexo que isto vai trazer à sua fatura ao final do mês? A Selectra – agência especialista na comparação de tarifas – indica no Notícias ao Minuto, partindo de uma potência de energia contratada de 6.9 kVA.
De notar que o preço varia consoante tenha ou não uma tarifa bi-horária ou simples, assim como o tempo que deixa os aparelhos a funcionar em stand-by. Para fazer este cálculo, a Selectra definiu os seguintes intervalos temporais:
- Computador: 5h/dia
- Televisão: 16h/dia
- Carregador: 19h/dia
- Box: 16h/dia
- Micro-ondas: 23h/dia
Embora o carregador de telemóvel seja um dos que está em média mais tempo em stand-by, é o mais económico de todos e um dos que menos energia consome em stand-by, e por isso causa menos impacto na sua conta de eletricidade, lê-se no documento. Entre estes aparelhos, o eletrodoméstico que tende a consumir mais watts e, por isso, mais energia, é o computador. Em segundo lugar está a televisão.
Qual o impacto na minha fatura da eletricidade?
Suponha que na sua habitação tem um micro-ondas, duas televisões, com as suas respetivas boxes, quatro carregadores ligados à tomada em simultâneo e ainda três computadores. Feitas as contas, a sua fatura de eletricidade vai aumentar em cerca de 5,56 euros por mês o que perfaz um total de 66,72 euros anuais.
Siga a Impala no Instagram