Secretário de Estado da Educação diz que 3º período vai acontecer. Alunos serão avaliados
João Costa, secretário de Estado da Educação, refere que é preciso deixar uma mensagem de serenidade: «O terceiro período vai acontecer, perto ou longe, e os alunos terão as suas classificações finais».
Numa altura em que os professores do ensino básico ao superior se queixam da falta de “orientações claras” do Governo, o secretário de Estado da Educação refere que é preciso deixar uma mensagem de serenidade: «O terceiro período vai acontecer, perto ou longe, e os alunos terão as suas classificações finais».
Em direto no programa Você na TV!, da TVI, João Costa referiu, no entanto, que o primeiro-ministro já admitiu que os alunos devem ficar em casa muito depois das férias da Páscoa. «Não vamos ter uma reabertura do terceiro período presencial, aquilo que estamos a fazer é articular com as escolas princípios orientadores para o ensino à distância e temos em cima da mesa vários cenários que têm de ser ponderados».
Quanto aos exames nacionais, o secretário de Estado da Educação não antecipa, para já, o que será feito. O objetivo é que todos os alunos tenham aulas à distância, algo que não aconteceu até aqui, porque escolas e professores tiveram de responder de uma forma rápida e sem orientações.
O Ministério da Educação criou uma brigada de profissionais que está disponível para acompanhar e dar apoio às escolas na sua adaptação ao ensino à distância face à pandemia covid-19, anunciou a tutela. A equipa composta por mais de uma centena de profissionais, integrados em áreas como literacia, tecnologia e currículo, vai contribuir para recolher e partilhar boas práticas que estejam a ser adotadas pelas escolas, mas também para reunir as principais dificuldades que os professores e diretores estejam a sentir.
LEIA DEPOIS
Detido falso médico que burlava com testes falsos ao coronavírus
Os líderes da Federação Nacional de Sindicatos de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, e o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), Gonçalo Leite Velho defendem que devia haver mais coordenação a nível nacional. “Neste momento temos universidades com decisões diferentes perante problemas iguais e, mesmo dentro da mesma instituição, temos departamentos a decidir de forma diferente”, lamentou Gonçalo Leite Velho em declarações à Lusa.
Entre as dificuldades sentidas pelos professores esteve a falta de apoio no momento de escolher as plataformas online para dar aulas à distância ou o facto de continuarem sem saber se se vão realizar provas de aferição, exames e frequências.
No ensino básico e secundário, os professores e diretores já se manifestaram pela suspensão da realização dos exames do 9.º ano e das provas de aferição, realizadas pelos alunos do 2.º, 5,º e 8.º anos, mas Tiago Brandão Rodrigues avisou que só depois de dia 9 de abril será conhecida a decisão do Ministério da Educação.
“O Ministério da Educação tem de ser mais claro e assertivo sobre o terceiro período de aulas”, defendeu Mário Nogueira, em declarações à Lusa, lembrando que poderá ter de haver uma reorganização dos currículos e uma recalendalização dos exames nacionais.
Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa
LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira, 27 de março
Covid-19: Portugal com 60 vítimas mortais. Infetados são 3544
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram