Sonae lidera OPA sobre Musti, líder em produtos para animais de estimação

A Sonae lançou uma oferta pública voluntária de aquisição sobre a Musti, empresa líder no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, na qual já tinha uma posição minoritária.

Sonae lidera OPA sobre Musti, líder em produtos para animais de estimação

De acordo com a Sonae, esta oferta, que avalia empresa em 868 milhões de euros, é realizada em conjunto com dois administradores e o diretor executivo (CEO) da Musti com o objetivo de adquirir o controlo da empresa.

Em comunicado, a Sonae explica que o retalho de produtos para animais de estimação é um segmento em rápido crescimento, beneficiando das fortes tendências de adoção e cuidados premium e do aumento dos gastos por animal e “da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação”.

A Musti é líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, com “uma estratégia omnicanal de sucesso alavancada numa gama de produtos próprios e exclusivos, bem como numa presença única no mundo físico e digital”, refere a nota.

A Sonae lidera o consórcio, através da sua subsidiária Sonae Holdings, SGPS, SA, em parceria com Jeffrey David, presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, diretor executivo da empresa.

A oferta pública voluntária de aquisição está a ser realizada através da Flybird Holding Oy, uma empresa constituída na Finlândia e o preço é de 26 euros por ação, a liquidar em dinheiro.

Na informação hoje divulgada, a Sonae refere que a oferta valoriza o capital próprio total da Musti em cerca de 868 milhões de euros (excluindo 147.566 ações próprias detidas pela Musti).

A Musti, cotada na bolsa de valores de Helsínquia, Nasdaq Helsinki Ltd (“Nasdaq Helsínquia”) e com uma capitalização bolsista de cerca de 683 milhões de euros, tem uma rede de mais de 340 lojas, complementada por operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação, oferecendo uma variada gama de marcas próprias e exclusivas.

No seu último ano fiscal, o volume de negócios da Musti ascendeu a 426 milhões de euros, com o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) a atingir 74 MEuro.

Segundo a Sonae, os mercados da Finlândia, Suécia e Noruega, onde a Musti opera, apresentam “um contexto macroeconómico sólido”, caracterizado pelo elevado rendimento disponível das famílias, quando comparado com a média europeia, e por uma perspetiva de crescimento positiva no segmento de retalho de produtos para animais de estimação, com os consumidores a demonstrarem uma preferência crescente pelos canais de retalho especializado e online para a compra de produtos destinados aos seus animais.

A empresa tem um programa de fidelização exclusivo com mais de 1,5 milhões de clientes ativos e recorrentes.

SO // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS