Testemunho de enfermeira torna-se viral: «O orgulho de limpar rabos»
Ser enfermeiro não é um trabalho fácil e esta profissional de saúde quis colocar os ‘pontos nos is’
A carta já foi partilhada mais de 200 mil vezes e está a deixar a Internet de boca aberto. Uma enfermeira espanhola transformou o texto da uma colega de profissão, Rebeca Vicente Carranza (escrito em 2015) e tornou-se num testemunho viral.
Farta de ser chamada de «limpa rabos», Sara Rodríguez Martinez publicou uma fotografia em que aparece com a farda e explicou ao mundo o «orgulho de limpar rabos».
«O orgulho de limpar rabos»
«Hoje voltei a ouvir ‘trabalhar mesmo que seja a limpar rabos’ e não é nem a primeira nem a oitava vez que a ouço. Sinto a necessidade de reivindicar o meu trabalho e de gritar ao mundo como estou orgulhosa dele. Sim senhoras e senhores, orgulhosa de limpar rabos, cortar unhas, lavar cabeças, vestir, dar banho, alimentar e cuidar de pessoas. Sim, pessoas que não podem fazê-lo por si mesmas. Mas vamos resumir tudo isto a ‘limpar rabos’.
LEIA TAMBÉM: A menina deficiente a quem os pais decidiram travar o crescimento
Já estou um pouco farta das conotações negativas desta expressão que está intimamente ligada à minha profissão. É claro que nem todos somos bons a tudo. Eu, por exemplo, não poderia trabalhar em algo que me exigisse mentir, como um banqueiro ou algo do género. E, no entanto, essa é uma profissão muito valorizada. Pelo contrário, a minha é das mais desvalorizadas.
Pois eu digo a vocês, usuários do Facebook, que na sua imensa maioria nunca precisaram de ninguém que vos “limpasse o rabo’: espero que nunca precisem que alguém o faça.
«Agora vocês decidem qual é o trabalho realmente importante»
Mas, se chegar o momento e isso for necessário, eu ou qualquer uma das minhas companheiras, sendo extremamente profissionais, estaremos dispostas a lhe ajudar e a fazer com que tenha a melhor qualidade de vida possível, e sempre com bom humor. Agora vocês decidem qual é o trabalho realmente importante para pessoas como vocês ou eu.
Compartilhem este texto, ou não o façam se não vos interessa, mas, por favor, não utilizem a expressão ‘limpar rabos’ com desprezo, porque talvez um dia alguém tenha de o fazer por vocês e, acreditem, vão sentir-se gratos.
Assinado: Uma limpa rabos.»
Sara Rodriguez Martinez trabalha no hospital da cidade espanhola de Alcorcón e orgulha-se do seu emprego. Agora, deixou milhares de pessoas orgulhosas também.
Fotos: Reprodução Facebook
Siga a Impala no Instagram