Tribunal Constitucional não admite recurso da Generalitat contra Artigo 155.º

O Tribunal Constitucional espanhol decidiu não admitir o recurso apresentado pela Generalitat da Catalunha contra a aplicação do Artigo 155.º naquela região, alegando ser “prematuro”.

Tribunal Constitucional não admite recurso da Generalitat contra Artigo 155.º

O Tribunal Constitucional (TC) espanhol decidiu, por unanimidade, não admitir o recurso apresentado pela Generalitat da Catalunha contra a aplicação do Artigo 155.º da Constituição naquela região autónoma, alegando ser “prematuro”.

Num comunicado, o TC sustenta que o recurso foi apresentado de “forma prematura”, uma vez que foi registado às 14:23 de 27 de outubro, antes de o Senado contar e aprovar as medidas apresentadas pelo Governo de Madrid.

Desta forma, sustenta o TC, o recurso não cumpriu um dos requisitos definidos na Lei Orgânica do Tribunal Constitucional, o que condiciona a aceitação de recursos de inconstitucionalidade, pois só podem ser apresentados a partir do momento da publicação da lei no Boletim Oficial, disposição ou ato com força de lei.

Trata-se da terceira recusa do TC para admitir o tramitar de um recurso contra a aplicação do Artigo 155.º, depois de, na semana passada, tomar a mesma decisão com base no facto de um acordo impugnado não poder ser objeto de um juízo de constitucionalidade.

Por outro lado, o Tribunal Constitucional ditou também três sentenças em que anula as normas ou disposições do processo de independência catalão, entre elas o decreto de convocatória do referendo de 01 de outubro.

Nas sentenças são considerados “inconstitucionais”, e por isso “nulos”, o decreto do Governo da Catalunha de normas complementares para a realização do referendo, e a resolução do parlamento catalão pela qual se designaram os membros da comissão eleitoral catalã.

As três sentenças são consequência da ditada a 17 de outubro, na qual é declarada nula e inconstitucional a lei do referendo, por invadir competências estatais e violar os princípios constitucionais, como a supremacia da Constituição, a soberania nacional e a indissolubilidade da união da Nação espanhola.

Clique para ler mais notícias em destaque

Jovem desfigurado e com prognóstico muito reservado após brutal agressão
Jovem desfigurado e com prognóstico muito reservado após brutal agressão
ÚLTIMA HORA
Última hora: Três feridos e trânsito condicionado devido a capotamento na CRIL, Lisboa
Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira
Urban Beach emite comunicado após vídeo de agressões se ter tornado viral
Urban Beach emite comunicado após vídeo de agressões se ter tornado viral
João Miguel Gouveia: Dux da tragédia do Meco volta à vida social
João Miguel Gouveia: Dux da tragédia do Meco volta à vida social
Andreia Machado e Ítalo Lima
Exclusivo: Ítalo esperou Andreia e a filha à porta do hospital
Descobre a idade em que os orgasmos são melhores

Impala Instagram


RELACIONADOS