ÚLTIMA HORA | Catedral de Notre-Dame está a arder. Torre central ruiu
A histórica Catedral de Notre-Dame, em Paris, está a arder.
A histórica Catedral de Notre-Dame, em Paris, está a arder. São vários os vídeos e imagens partilhados nas redes sociais que dão conta de um violento incêndio que atingiu o edifício. A torre central da Catedral sucumbiu perante as chamas que consomem o topo do edíficio. De acordo com os meios de comunicação franceses, o teto da Catedral está «em colapso total». A UNESCO já se pronunciou e vai ajudar nas obras de reconstrução.
Até ao momento não há registo de feridos. Sabe-se que pelo menos 16 estátuas e obras de arte não desapareceram com o incêndio, uma vez que fora retiradas no final da semana para serem restauradas.
The sad sad moment #NotreDame’s spire fellpic.twitter.com/66CylC4sVB
— 🆃🅷🅸🅽🅺🅴🆁 (@4x4nz) 15 de abril de 2019
O incêndio ainda não foi controlado. Os bombeiros de Paris foram chamados ao local pelas 18h50 horas, menos uma hora em Lisboa. O fogo continuo ativo e a consumir o topo da Catedral. De acordo com o porta-voz da Notre-Dame, «toda a estrutura do edifício está debaixo de chamas». «Tudo está a arder. A estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro, não sobrará nada. Temos que ver se a abóbada, que protege a catedral, sairá intactada ou não», afirmou o porta-voz aos meios franceses.
O Le Fígaro avança que foi aberta uma investigação para determinar as causas do fogo.
Dramatique incendie qui ravage actuellement Notre-Dame de Paris pic.twitter.com/60y0puGK9d
— Tom MASSON (@MassonTom1) 15 de abril de 2019
A presidente da autarquia parisiense, Anne Hidalgo, já se pronunciou no Twitter. «Um incêndio terrível está em curso na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Os bombeiros estão a tentar controlar as chamas. Convido todos e cada um a respeitar o perímetro da segurança».
Foi montado um gabinete de crise na Câmara Municipal de Paris logo após o incêndio que ordenou que a Île de la Cité fosse imediatamente evacuada. Os habitantes vão passar a noite em Blancs Manteaux, na rua Vieille du Temple, em camas cedidas pela segurança social. Turistas também estão a ser retirados da zona.
Après #SaintSulpice au tour de #NotreDame de Paris !!!
Qui à fait ça encore à notre FRANCE CHRÉTIENNE ! ? pic.twitter.com/r68nc3prrO
— L. Reine Margot ✞ (@c_toujours_moi) 15 de abril de 2019
Emmanuel Macron, presidente de França, já se pronunciou no Twitter. «Notre Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. No pensamento de todos os católicos e de todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós a arder«, escreveu. Recorde-se que Macron adiou uma comunicação ao país que estava agendada para a tarde desta segunda-feira. O presidente devia falar sobre a crise dos coletes amarelos.
Notre-Dame de Paris en proie aux flammes. Émotion de toute une nation. Pensée pour tous les catholiques et pour tous les Français. Comme tous nos compatriotes, je suis triste ce soir de voir brûler cette part de nous.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 15 de abril de 2019
No passado dia 11 de abril foram retiradas 16 estátuas de cobre da Catedral Notre-Dame. As imagens retiradas têm 3 metros de altura e pesam cerca de 250 quilogramas cada uma. Só devem regressar ao edíficio em 2022.
#notredame pic.twitter.com/FgU3uAr3PJ
— cristina casacuberta (@ccasacub) 15 de abril de 2019
LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 16 de abril
Siga a Impala no Instagram