União Europeia quer proibir Kebabs
É fã de Kebabs? Atenção que poderá ter de sair de Portugal e da Europa para poder comer um.
A União Europeia quer proibir a venda de Kebabs (especialidade originária da Turquia, Grécia e Médio Oriente que consiste em carne de borrego ou outra, temperada com especiarias, assada num espeto giratório e servida depois em pão pita) na zona euro.
A polémica proposta tem como argumento o facto do fosfato, usado na carne desta iguaria, pode representar riscos a nível de saúde para os consumidores. Vários comerciantes de Kebabs já protestaram contra a iniciativa, na Alemanha, Reino Unido e França. O Comité de Saúde do Parlamento Europeu também já pronunciou a sua posição com 22 votos contra e 32 votos a favor da moção.
A proposta baseada em estudos científicos que relacionam o fosfato em alimentos a problemas cardiovasculares será votada no Parlamento Europeu dentro de duas semanas.
De acordo com os produtores, o fosfato é um aditivo indispensável pois para além de conservar a carne dá sabor e suculência ao Kebab.
«Se o Parlamento Europeu levar esta proposta avante, será uma sentença de morte para toda a indústria do doner kebab na Europa. Será ainda um duro golpe no negócio de muitas famílias, em especial turcas, que contestam o porquê da carne kebab ser o único alvo da proibição», referiu Kenan Koyncu, da Associação Alemã de Produtores de Carne de Doner Kebab.
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram