Urso polar abatido no Ártico depois de ferir homem

Já é a quinta morte causada por ursos nesta região onde a espécie circula livremente.

Urso polar abatido no Ártico depois de ferir homem

Um urso polar foi abatido este domingo no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, após ter ferido um homem. O indivíduo de 40 anos trabalhava numa empresa náutica, sediada na Alemanha, conta a agência France Press.

LEIA MAIS: Pedaço de sushi encontrado vivo queria fugir do prato [vídeo]

A própria empresa contou que o homem foi atacado “inesperadamente” pelo urso polar depois de desembarcar na costa com um grupo de turistas. “O urso foi morto a tiros por outro funcionário que estava no barco”, referiu um dos comissários da companhia Hapag-Lloyd Cruises que fala em ato de “autodefesa”.

“Lamentamos muito este incidente”, declarou Moritz Krause, porta-voz da empresa que diz ter recebido permissão das “autoridades locais” para atracar. “Os desembarques só são possíveis em alguns lugares [do arquipélago]” e o urso encontrava-se no local.

Apesar do ataque do urso, o homem encontra-se estável, informou o hospital que o recebeu depois de ter sido transportado de helicóptero.

Localizado a 1.000 quilômetros de distância do Pólo Norte, Svalbard é o lar, segundo uma contagem de 2015, de 1.000 ursos polares. A espécie está protegida desde 1973. Em Svalbard, os ursos vivem livremente em todo o território.

Nos últimos 40 anos, cinco humanos foram mortos por estes ursos. O último ataque fatal foi em 2011, quando um urso atacou um grupo de 14 pessoas que estava a acamar numa viagem organizada pela British Columbia School of Exploration.

Um britânico de 17 anos morreu e quatro membros da expedição ficaram feridos antes de o urso ser abatido.

LEIA MAIS: Jovem sobrevive a ataques de urso e tubarão no mesmo ano [vídeo]

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS