Urso polar abatido no Ártico depois de ferir homem
Já é a quinta morte causada por ursos nesta região onde a espécie circula livremente.
Um urso polar foi abatido este domingo no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, após ter ferido um homem. O indivíduo de 40 anos trabalhava numa empresa náutica, sediada na Alemanha, conta a agência France Press.
LEIA MAIS: Pedaço de sushi encontrado vivo queria fugir do prato [vídeo]
A própria empresa contou que o homem foi atacado “inesperadamente” pelo urso polar depois de desembarcar na costa com um grupo de turistas. “O urso foi morto a tiros por outro funcionário que estava no barco”, referiu um dos comissários da companhia Hapag-Lloyd Cruises que fala em ato de “autodefesa”.
“Lamentamos muito este incidente”, declarou Moritz Krause, porta-voz da empresa que diz ter recebido permissão das “autoridades locais” para atracar. “Os desembarques só são possíveis em alguns lugares [do arquipélago]” e o urso encontrava-se no local.
Apesar do ataque do urso, o homem encontra-se estável, informou o hospital que o recebeu depois de ter sido transportado de helicóptero.
Localizado a 1.000 quilômetros de distância do Pólo Norte, Svalbard é o lar, segundo uma contagem de 2015, de 1.000 ursos polares. A espécie está protegida desde 1973. Em Svalbard, os ursos vivem livremente em todo o território.
Nos últimos 40 anos, cinco humanos foram mortos por estes ursos. O último ataque fatal foi em 2011, quando um urso atacou um grupo de 14 pessoas que estava a acamar numa viagem organizada pela British Columbia School of Exploration.
Um britânico de 17 anos morreu e quatro membros da expedição ficaram feridos antes de o urso ser abatido.
LEIA MAIS: Jovem sobrevive a ataques de urso e tubarão no mesmo ano [vídeo]
Foto: D.R.
Siga a Impala no Instagram