Vaticano investiga relações e abusos sexuais a menores em pré-seminário
O Vaticano anunciou no passado sábado, dia 18 de novembro, que «na sequência de novos elementos surgidos recentemente está em curso uma nova investigação». O caso trata alegadas relações e abusos sexuais entre menores.
O Vaticano abriu uma nova investigação sobre relações e abusos sexuais a menores, no pré-seminário São Pio X, na Santa Fé, uma instituição que acolhe acólitos e futuros seminaristas.
O Vaticano informou no passado sábado, dia 18 de novembro, que «na sequência de novos elementos surgidos recentemente está em curso uma nova investigação».
Desde 2013, que já foram realizadas várias investigações, após terem sido feitas «algumas denúncias anónimas e não anónimas». Certas queixas foram interpostas por superiores do pré-seminário e pelo próprio bispo, da qual a instituição depende para existir.
Uma nova investigação foi criada devido à obtenção de possíveis novas provas, após um jornalista publicar um livro sobre o caso chamado «Peccato Originale» («Pecado Orginal»). No best-seller de Gianluigi Nuzzi surgem relatos de um jovem polaco, que afirma ter sido abusado sexualmente, no respectivo pré-seminário.
Para além de molestada, a alegada vítima revela ter sido coagida a ocultar abusos que foram realizados a outras crianças, no quarto onde estava, o que poderá representar 140 crimes. De acordo com a mesma fonte, o autor dos crimes foi um aluno mais velho, que hoje é sacerdote. Os abusos terão ocorrido entre 2013 e 2014.
Outros artigos em destaque
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram