Jovem com paralisia já recebeu a cadeira de 11 mil euros oferecida pelo «tio Goucha»
Depois de o Portal de Notícias ter revelado, em fevereiro, as barreiras na vida de João Almeida, Manuel Luís Goucha convidou-o para o O Você na TV! e mudou-lhe a vida.
Em 9 de fevereiro, a reportagem do Portal de Notícias sobre as barreiras que a vida coloca diariamente na vida de João Almeida teve impacto nacional. Menos de uma quinzena de dias depois, Manuel Luís Goucha levou-o ao Você na TV!, matutino da TVI. E mudou-lhe a vida. Diante das inúmeras dificuldades por que João passa no dia a dia, Goucha prometeu oferecer a João, jovem com paralisia cerebral, uma nova cadeira de rodas. João, de 29 anos, tem desde a infância numa cadeira elétrica a única forma de se locomover sem ajuda.
LEIA DEPOIS
Paralisia do Estado leva Goucha a oferecer cadeira de rodas de 11 mil euros a jovem com paralisia
Cadeira de rodas oferecida por Manuel Luís Goucha chegou há 15 dias
Nos três anos anteriores ao gesto do apresentador de TV, sem possibilidade de adquirir o veículo por meios próprios, João Almeida viveu numa cadeira emprestada que, apesar de o levar aos locais essenciais, lhe provocava «dores indescritíveis e feridas em várias partes do corpo». Recorreu por todos os meios a vários organismos públicos, mas nenhum respondeu a tempo. O apresentador, sensibilizado com a história, prometeu a João uma nova cadeira. Há duas semanas, depois de sucessivos atrasos no transporte do equipamento por causa da pandemia, o momento ansiado chegou.
Desempregado e a habitar numa casa fornecida pela GNR, João já pode, pelo menos, viver sem dores
O sorridente «obrigado, tio» de João a Goucha deixou o apresentador emocionado. «A minha Liberdade começa agora. Muito obrigado, tio. Estou muito feliz, graças a si». João – formador de robótica em regime de voluntariado – continua desempregado. A ocupação, numa escola da zona onde vive, está «cancelada até ao próximo ano, por causa da covid-19». João mantém-se a viver com a mãe numa habitação de função cedida pela GNR, em Belém, Lisboa. É um tecto de 40 metros quadrados, sem as condições mínimas para alguém com as necessidades dele, mas é um tecto. Desde que – há duas semanas – passou a usar a cadeira oferecida por Manuel Luís Goucha que não tem «uma única dor». «O tio mudou a minha vida. Pela primeira vez em muitos anos, não sei o que é passar o dia com dores constantes», confere. A cadeira de rodas elétrica que Manuel Luís Goucha ofereceu a João é a primeira a chegar a Portugal. Foi adquirida na Rehativar, de Ricardo Santos, que abdicou dos valores reais do equipamento, juntando-se ao esforço do apresentador da TVI para tornar mais fácil o quotidiano de João Almeida.
Reportagem: Luís Martins; Imagens cedidas à WiN por Hugo Jordão
Veja na galeria de imagens o momento em que João Almeida recebeu a cadeira elétrica
Siga a Impala no Instagram