Visitantes durante ‘semana dourada’ em Macau perto de valores pré-pandemia

Macau recebeu 932.365 visitantes durante a ‘semana dourada’, entre 29 de setembro e 06 de outubro, informou hoje a Direção dos Serviços de Turismo (DST), aproximando-se dos valores pré-pandemia.

Visitantes durante 'semana dourada' em Macau perto de valores pré-pandemia

Os números revelam um aumento significativo em relação ao ano passado (174.924) e bastante superior a 2021 (9.021), devido a um surto de covid-19, embora não ultrapasse os valores registados em 2019, último ano pré-pandémico (974.337 mil visitantes), ainda de acordo com dados da DST.

As ‘semanas douradas’ são períodos que concentram vários feriados. A ‘semana dourada’ de outubro constitui o segundo maior movimento de massas na China, a seguir ao período do ano novo lunar, principal festa tradicional das famílias, que geralmente acontece no início do ano, com a data a variar consoante o calendário lunar.

Os números do turismo, um dos pilares da economia da região administrativa chinesa, sofreram quedas significativas nos últimos anos, durante a pandemia.

Em dezembro de 2022, a região chinesa, que seguiu a política de ‘covid zero’, anunciou o cancelamento da maioria das medidas de prevenção e contenção, depois de quase três anos de rigorosas restrições, que incluíam a proibição da entrada de turistas vindos do estrangeiro.

Com o fim das restrições, Macau recebeu 17,6 milhões de visitantes nos primeiros oito meses de 2023, quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado, mais ainda dois terços do valor registado entre janeiro e agosto de 2019.

CAD (VQ) // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS