Castro Marim é concelho algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

O município de Castro Marim é o concelho algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água, com uma diminuição anual de 36% até abril de 2024, anunciou hoje a autarquia.

Castro Marim é concelho algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

“Estes são os resultados da gestão de eficiência hídrica, que nos últimos anos se tornou numa bandeira do município de Castro Marim, com a aplicação de várias medidas e a aposta na sensibilização da sua comunidade”, refere o município, em comunicado.

Segundo uma tabela da empresa Águas do Algarve enviada na nota, o município de Castro Marim apresentou no mês de abril uma diferença de menos 36% de consumo de água relativamente ao mesmo período do ano passado.

Na nota, a Câmara Municipal indica que, além de ter continuado com o alargamento das redes de abastecimento de água a população não servida, localizada no interior rural e na serra do concelho, levou a cabo um “enorme investimento” para combater a seca que afeta o território, a região e o país.

“Através de obra física, da informatização e da dedicação pessoal de vários elementos-chave da estrutura do município, foram instalados centenas de contadores com telemetria, que assim conseguem antecipar mais facilmente as ruturas e os consumos excessivos”, realça a autarquia de Castro Marim, no distrito de Faro.

O município acrescenta que foram instalados contadores e feita a telegestão na maioria das áreas ajardinadas do espaço público, além do início dos procedimentos de construção e instalação de Zonas de Medição de Caudal (ZMC’s) em várias secções e nos principais pontos de abastecimento, “que contribuem para uma intervenção mais rápida em ruturas não visíveis à superfície”.

A Câmara de Castro Marim sublinha ainda que “é o único concelho do sotavento a ficar colocado nos cinco primeiros lugares da tabela” da Águas do Algarve.

De acordo com a tabela, a maior redução anual no consumo de água registou-se em três grandes aldeamentos turísticos no concelho de Loulé: InfraMoura em Vilamoura (-52%), InfraLobo em Vale do Lobo (-52%) e InfraQuinta na Quinta do Lago (-47%).

O quarto lugar da lista é ocupado por Castro Marim (-36%), que é seguido por Lagoa (-34%) Monchique (-33%) e Vila do Bispo (-32%).

As entidades que menos reduziram no consumo são as Águas de Vila Real de Santo António (0%), Fagar — Faro (-1%), TaviraVerde (-5%), Ambiolhão (-7%) e EMARP — Portimão (-12%).

Segundo a tabela, Albufeira reduziu o consumo de água de abril de 2023 até abril de 2024 em 29%, Alcoutim em 26%, Silves em 21%, Loulé em 18%, Aljezur em 18%, Lagos em 17% e S. Brás de Alportel em 13%.

FPB // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS