IPMA avisa para queda de neve em 10 distritos entre quinta-feira e sábado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos de queda de neve para 10 distritos do continente e manteve sete sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima na sexta-feira.

IPMA avisa para queda de neve em 10 distritos entre quinta-feira e sábado

De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo, entre as 21:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

Entre as 18:00 de sexta-feira e as 09:00 de sábado o aviso é elevado para laranja nos distritos de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guarda e Castelo Branco (prologando-se nestes dois últimos até às 18:00).

No que respeita à agitação marítima, estão sob aviso laranja, desde as 18:00 de hoje os distritos de Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo e Braga.

O aviso irá ser elevado para vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado, quer nestes distritos quer nos do Porto, Leiria, Lisboa, prolongando-se nestes dois últimos até às 18:00.

Estes sete distritos vão passar depois, entre as 15:00 de sábado e as 00:00 de domingo, a aviso laranja.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira), passando depois a laranja até às 00:00 de domingo.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 12:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.

O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês),

Esta depressão afeta principalmente a região noroeste de França.

DA (DD) // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS